Lula viaja ao Japão para participar do G7

Na cúpula, serão discutidos temas como a guerra na Ucrânia, desnuclearização, segurança alimentar, mudança do clima e transição energética.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita à Asia | ©AP Photos
©AP Photos

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viaja nesta 4ª feira (17) às 9h (horário de Brasília) para Hiroshima, no Japão, para participar da cúpula do G7. O presidente brasileiro desembarca no país às 2h de quinta-feira (18), no horário de Tóquio (14h de Brasília), de acordo com informações do jornal digital Poder360.

Lula terá encontros bilaterais com os primeiros-ministros Fumio Kishida (Japão), Narendra Modi (Índia) e com o presidente da Indonésia, Joko Widodo. Os países convidados para a cúpula negociam a assinatura de uma declaração conjunta sobre a guerra na Ucrânia.

Aliás, o presidente brasileiro participa da cúpula por convite de Fumio Kishida que, por sua vez, é o anfitrião do evento que acontece na primeira cidade na história mundial a sofrer um ataque atômico.

RELACIONADAS
G7 promoverá um mundo sem armas nucleares, diz premiê do Japão
Premiê do Japão convida Lula para participar da cúpula do G7

Na cúpula do G7, o presidente do Brasil vai participar de três sessões de debate: duas serão realizadas no sábado (20), no período da tarde, e uma na manhã de domingo (21), no horário local de Hiroshima. Também no domingo, o presidente visitará o Parque Memorial da Paz de Hiroshima para prestar homenagem às vítimas do ataque nuclear na cidade durante a Segunda Guerra Mundial.

Nos encontros durante a cúpula, os líderes discutirão temas como a guerra na Ucrânia, a dinâmica inflacionária nas principais economias do mundo, maneiras de enfrentar as vulnerabilidades dos países de baixa e média renda por conta da crise da dívida e formas de acelerar ações voltadas à mudança do clima e à transição energética.

Com a ida ao Japão, Lula terá visitado nove países desde o início de seu governo. Antes, ele foi à Argentina, Uruguai, EUA, China, Emirados Árabes, Portugal, Espanha e Reino Unido. Além da ida ao G7, o presidente deve participar dos encontros de Mercosul, Brics, G20, ONU e Conferência do Clima nos próximos meses.

== Mundo-Nipo (MN)
Com Poder360

Total
0
Shares
Previous Article
Ryokan Seikoro | Foto: Divulgação

Mais de 30 hotéis no Japão recebem certificado sustentável

Next Article
Pessoas em Tóquio | ©Shihoko Nakaoka

PIB do Japão cresce mais que o esperado no 1° trimestre

Related Posts