Japão e China buscam construir laços “mutuamente benéficos”

No primeiro encontro dos dois líderes em 1 ano, Kishida e Xi trocaram opiniões em um ambiente descontraído, embora muitos tópicos tenham ficado sem solução
Fumio Kishida e Xi Jinping se reuniram em São Francisco | ©Kyodo Images
Fumio Kishida e Xi Jinping se reuniram em São Francisco | ©Kyodo Images

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente chinês, Xi Jinping, concordaram em construir relações bilaterais “mutuamente benéficas” baseadas em interesses econômicos comuns em meio a uma série de conflitos, tal como a proibição de importação de frutos do mar japoneses e uma série de outras questões pendentes.

Em sua primeira reunião presencial em um ano com o líder chinês, Kishida disse que ambos os lados concordaram em realizar consultas com especialistas sobre a liberação no mar de água radioativa tratada da usina nuclear danificada em Fukushima, uma fonte de recentes tensões bilaterais.

Embora Kishida tenha exigido que a restrição fosse removida imediatamente, a agência estatal de notícias chinesa Xinhua citou Xi Jinping instando o Japão a abordar “corretamente” a liberação de “água contaminada nuclear” para “a saúde de toda a humanidade” e “o ambiente marinho global”.

Eles também se comprometeram a manter um diálogo de alto nível sobre questões econômicas e saudaram o lançamento de uma estrutura para discutir os controles de exportação, enquanto se reuniam à margem de uma cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, em São Francisco.

Os países devem “focar em interesses comuns” e reafirmar uma “relação estratégica de benefício mútuo e dar a ela um novo significado”, disse Xi a Kishida enquanto se sentavam um em frente ao outro em uma longa mesa ladeada por suas delegações.

Mais recentemente, os laços foram testados por uma proibição chinesa de frutos do mar do Japão após a decisão do país, em agosto, de começar a liberar no mar água tratada da usina nuclear de Fukushima.

Em comentários para a mídia após a reunião que durou 65 minutos em um hotel em San Francisco, na quinta-feira, Kishida disse que havia pedido com veemência a Xi que retirasse a proibição e também que libertasse rapidamente o executivo de negócios acusado de espionagem, uma questão que afetou os laços comerciais entre os dois países.

Xi disse que o Japão deveria levar a sério as preocupações com a liberação de água tratada de Fukushima e os dois lados concordaram em tentar resolver a questão por meio de consultas, de acordo com os resumos das conversas.

Aparentemente, Pequim não fez concessões sobre outras questões, incluindo a detenção de cidadãos japoneses e as crescentes provocações militares no Estreito de Taiwan, apontando para um longo caminho à frente para os laços bilaterais.

Kishida e Xi trocaram opiniões em um ambiente descontraído, embora muitos tópicos tenham ficado sem solução, disse um alto funcionário japonês, segundo a Kyodo.

Japão e China desenvolveram relações com base nos princípios delineados em quatro documentos políticos assinados em 1972, 1978, 1998 e 2008. O último documento estipula que as duas nações devem promover relacionamentos estratégicos e mutuamente benéficos.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News Japan

Total
0
Shares
Previous Article
Primeiro-ministro japonês Fumio Kishida fala à repórteres em em 22/02/2022 | Foto: Reprodução/Kyodo

Índice de aprovação ao premiê do Japão cai para nível recorde

Next Article
Apresentação de dança típica no Festival do Japão em Mato Grosso do Sul | Foto: Reprodução

Festival do Japão agita fim de semana em MS

Related Posts