Do Mundo-Nipo
O governo japonês planeja alocar cerca de 340 bilhões de ienes em um novo orçamento para a promoção da economia de Okinawa, em meio a esperança de obter autorização do governador para construção de uma base militar substituta para os Estados Unidos.
Mais cedo nesta terça-feira (17), o governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima, instou os Fuzileiros Navais da Base Aérea de Futenma, em Ginowan, a pararem suas operações dentro de cinco anos. Ele também solicitou que os militares norte-americanos da Camp Kinser, também conhecida como Área de Serviço da Makiminato, em Urasoe, volte ao controle total do Japão dentro de sete anos.
O orçamento feito pelo governo central foi elaborado depois que o primeiro-ministro Shinzo Abe expressou sua determinação em realizar uma reunião com Nakaima e outras autoridade de Okinawa para alocar o máximo de dinheiro possível para 2014.
As informações são da agência Kyodo.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.