Cargueiro norte-coreano deve ser analisado pela ONU “dentro de semanas”

A Coreia do Norte e Cuba declararam que o navio carregava armas “obsoletas”.

Do Mundo-Nipo

Uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) viajará ao Panamá “dentro de algumas semanas” para examinar um cargueiro apreendido com componentes de mísseis, que partiu de Cuba em direção a Coreia do Norte, informaram diplomatas do Conselho de Segurança nesta quinta-feira.

O chamado Painel de Especialistas foi criado pelo secretário geral da ONU, Ban Ki Moon, em 2009, para investigar violações norte-coreanas de resoluções aplicadas pelo Conselho de Segurança, resultando na imposição de restrições rígidas sobre carregamentos de armas.

O painel agora é composto por oito membros. Além dos representantes da Grã-Bretanha, China, França, Rússia e Estados Unidos – como os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança – também são membros o Japão, a Coreia do Sul e a África do Sul.

Na última segunda-feira (15), o Panamá anunciou ter apreendido itens a bordo de um navio norte-coreano com materiais militares não declarados.

A Coreia do Norte e Cuba declararam que o navio carregava armas “obsoletas”, que seriam reformadas em Pyongyang, retornando ao país de origem mais tarde.

A Coreia do Norte desafiou repetidamente as resoluções do Conselho de Segurança depois de realizar três testes nucleares subterrâneos em 2006, 2009 e, mais recentemente, em fevereiro, bem como o lançamento de um foguete em dezembro do ano passado.

As informações são da agência Kyodo.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Caracóis ‘vivos’ são usados como tratamento de pele em centro de beleza em Tóquio

Next Article

Centro de estudo da China acusa Japão de tentar se tornar "grande potência militar"

Related Posts