Do Mundo-Nipo
O Japão pretende conseguir a cooperação da China para adoção da nova resolução do Conselho de Segurança da ONU autorizando uma nova sanção contra a Coreia do Norte, após o país ter realizado seu terceiro teste nuclear na semana passada.
Representantes dos governos japonês e chinês vão discutir formas de responder as ações norte-coreanas.
O diretor-geral do Departamento de Assuntos da Ásia e Oceania do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Shinsuke Sugiyama,chegou a Pequim nesta terça-feira, onde deverá se encontrar com seu homólogo do Ministério das Relações Exteriores da China, Luo Zhaohui, para discutir a questão.
Sugiyama instará a China a persuadir a Coreia do Norte para se abster de testes nucleares e mísseis. O governo norte-coreano alertou que, se os Estados Unidos continuarem a pressionar, o país vai responder com ações de alto nível.
Além disso, Sugiyama deverá discutir sobre as relações bilaterais, incluindo o incidente perto das Ilhas Senkaku/Diaoyu, quando um navio chinês apontou um radar – usado para guiar mísseis – contra um destróier japonês. Fato que a China nega que tenha que tenha ocorrido.
Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.