Do Mundo-Nipo
O ministro da Defesa do Japão, Itsunori Onodera, reiterou que o debate realizado por um painel governamental sobre o direito de autodefesa coletiva do Japão está sendo mal interpretado, alertando a nação e países vizinhos que o direito de autodefesa não pressupõe a ação de enviar tropas japonesas a lugares distintos em favor de aliados.
Em uma coletiva de imprensa, nesta sexta-feira, o ministro alertou para o fato de que o governo japonês “tradicionalmente mantém” que a Constituição pacifista do país reconheça esse direito, mas não permite que ele seja implementado.
O ministrou disse que o debate realizado por um painel governamental, constituído por especialistas sobre a questão, fez levantar uma noção totalmente errônea de que o Japão poderá partir para uma guerra, e isto está levantando preocupações entre o povo japonês e os países vizinhos.
“Mesmo que seja permitido ao Japão exercer o direito de autodefesa coletiva, isto significaria apenas que o país pode se empenhar em autodefesa coletiva, e não que deva atuar desta forma”, destacou o ministro.
As informações são da NHK News (Japão).
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.