Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo
Ministros das Finanças do Japão, China e Coreia do Sul concordaram em promover uma cooperação econômica e comercial durante uma reunião trilateral à margem da conferência do Grupo dos 20 países mais desenvolvidos (G20), que acontece neste fim de semana em Cairns, na Austrália. Trata-se da primeira reunião entre esses três países em mais de dois anos.
“Reafirmamos a necessidade de uma cooperação econômica e financeira trilateral, a fim de alcançar uma estabilidade duradoura para o crescimento da economia regional, bem como as nossas próprias economias [dos três países]”, disseram em um comunicado conjunto após a reunião na sexta-feira (19).
Os três ministros destacaram que a economia mundial continua a se recuperar, mas alertaram para “riscos de crescimento irregulares na região asiática”.
As conversações estavam agendadas para o ano passado, mas foram canceladas em meio a intensificação das tensões nas relações entre os três vizinhos. Uma reunião marcada para maio deste ano também foi adiada devido à tragédia do naufrágio de um navio sul-coreano em abril passado, que vitimou mais de 300 pessoas.
Os três ministros discutiram os esforços japoneses para combater a deflação, a situação econômica na Ásia e outras questões. Eles concordaram em incrementar as medidas contra a desaceleração econômica através da continuação dos diálogos.
Depois da reunião, o ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, disse que as discussões entre os três países vizinhos estão prosseguindo por vários canais. “Isto [o acordo] é um sinal de melhora nas relações trilaterais”, disse o ministro em tom animador.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.