Japão, China e Coreia do Sul concordam em promover cooperação econômica

Trata-se da primeira reunião entre esses três países em mais de dois anos.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

Ministros das Finanças do Japão, China e Coreia do Sul concordaram em promover uma cooperação econômica e comercial durante uma reunião trilateral à margem da conferência do Grupo dos 20 países mais desenvolvidos (G20), que acontece neste fim de semana em Cairns, na Austrália. Trata-se da primeira reunião entre esses três países em mais de dois anos.

“Reafirmamos a necessidade de uma cooperação econômica e financeira trilateral, a fim de alcançar uma estabilidade duradoura para o crescimento da economia regional, bem como as nossas próprias economias [dos três países]”, disseram em um comunicado conjunto após a reunião na sexta-feira (19).

Os três ministros destacaram que a economia mundial continua a se recuperar, mas alertaram para “riscos de crescimento irregulares na região asiática”.

As conversações estavam agendadas para o ano passado, mas foram canceladas em meio a intensificação das tensões nas relações entre os três vizinhos. Uma reunião marcada para maio deste ano também foi adiada devido à tragédia do naufrágio de um navio sul-coreano em abril passado, que vitimou mais de 300 pessoas.

Os três ministros discutiram os esforços japoneses para combater a deflação, a situação econômica na Ásia e outras questões. Eles concordaram em incrementar as medidas contra a desaceleração econômica através da continuação dos diálogos.

Depois da reunião, o ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, disse que as discussões entre os três países vizinhos estão prosseguindo por vários canais. “Isto [o acordo] é um sinal de melhora nas relações trilaterais”, disse o ministro em tom animador.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Resultados do 7º dia do Torneio de Sumô de Outono 2014

Next Article

Resultados do 8º dia do Torneio de Sumô de Outono 2014

Related Posts