Do Mundo-Nipo
Três navios do governo chinês invadiram águas territoriais japonesas em tono das ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, nesta segunda-feira. A Guarda Costeira do Japão está exigindo que as embarcações deixem a área.
Um navio da Guarda Costeira japonesa avistou as embarcações da marinha chinesa cerca de 22 km a sudeste de uma das ilhas Senkaku, conhecidas na China como Diaoyu, na manhã desta segunda-feira, segundo informações da rede NHK. Navios chineses também tinham invadido a área no sábado.
A Chancelaria do Japão apresentou um protesto ao governo chinês, afirmando que as ilhas Senkaku são inerentes do território japonês. Mas a China novamente rejeitou o protesto, insistindo em sua soberania.
As ilhas sob disputa são controladas pelo Japão e reivindicadas pela China e Taiwan.
Desde que o governo japonês comprou as ilhas de um proprietário privado, em setembro do ano passado, a China tem mantido uma atividade marítima frequente na área.
A Secretária de Estados dos Estados Unidos, Hillary Clinton, declarou na sexta-feira que está do lado de Tóquio, dizendo que se opõe a quaisquer ações unilaterais que visem prejudicar a administração japonesa sobre as ilhas.
A China criticou as declarações de Hillary, afirmando que a mesma deveria ser mais cuidadosa com suas palavras e ações.
Para receber notícias atuais sobre o Japão, siga o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.