Política

Tribunal proíbe voos noturnos em base militar no leste do Japão

A ação foi movida por cerca de 7 mil pessoas que vivem perto da base de Atsugi…

Do Mundo-Nipo

A decisão marca a primeira suspensão dos voos desde 1970 (Foto: Kyodo)

A decisão marca a primeira suspensão dos voos desde 1970 (Foto: Kyodo)

Um tribunal japonês ordenou nesta quarta-feira (21) que o governo suspenda voos noturnos de aviões da Força de Autodefesa em uma base na Prefeitura de Kanagawa, devido a poluição sonora excessiva.

A decisão do Tribunal Distrital de Yokohama, envolvendo a base aérea Atsugi, marca a primeira suspensão dos voos desde que as reclamações de poluição sonora envolvendo bases aéreas no Japão começou a ser apresentado em 1970, conforme a agência Kyodo.

Na decisão histórica, o juiz Hiroyuki Samura disse que a saúde dos moradores é “seriamente afetada”, como resultado direto do ruído das aeronaves, pois seu sono e outros aspectos de suas vidas diárias são perturbados.

Apesar de rejeitar o pedido da população para detenção dos voos de aviões militares dos Estados Unidos,  Samura disse que os moradores têm o direito de procurar uma suspensão dos voos.

A ação foi movida por cerca de 7 mil pessoas que vivem perto da base de Atsugi, segundo informações da rede NHK.

Os voos serão suspensos das 22h até 06h, exceto quando o ministro da Defesa julgar necessário atividades neste horário.

O juiz também ordenou o pagamento de sete bilhões de ienes, ou cerca de 70 milhões de dólares, em indenização a população.

(Do Mundo-Nipo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe uma resposta