Do Mundo-Nipo
Um tribunal japonês ordenou nesta quarta-feira (21) que o governo suspenda voos noturnos de aviões da Força de Autodefesa em uma base na Prefeitura de Kanagawa, devido a poluição sonora excessiva.
A decisão do Tribunal Distrital de Yokohama, envolvendo a base aérea Atsugi, marca a primeira suspensão dos voos desde que as reclamações de poluição sonora envolvendo bases aéreas no Japão começou a ser apresentado em 1970, conforme a agência Kyodo.
Na decisão histórica, o juiz Hiroyuki Samura disse que a saúde dos moradores é “seriamente afetada”, como resultado direto do ruído das aeronaves, pois seu sono e outros aspectos de suas vidas diárias são perturbados.
Apesar de rejeitar o pedido da população para detenção dos voos de aviões militares dos Estados Unidos, Samura disse que os moradores têm o direito de procurar uma suspensão dos voos.
A ação foi movida por cerca de 7 mil pessoas que vivem perto da base de Atsugi, segundo informações da rede NHK.
Os voos serão suspensos das 22h até 06h, exceto quando o ministro da Defesa julgar necessário atividades neste horário.
O juiz também ordenou o pagamento de sete bilhões de ienes, ou cerca de 70 milhões de dólares, em indenização a população.
(Do Mundo-Nipo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.