Japão pede para Okinawa aprovar construção de nova base dos EUA na província

A ação representa um marco importante no esforço do governo central para avançar no acordo com Wahington.

Do Mundo-Nipo

O Ministério da Defesa do Japão informou nesta sexta-feira que apresentou um pedido ao governo provincial de Okinawa sobre a recuperação de terras para realocação da base militar dos Estados Unidos na região.

 

Base aérea dos EUA em Futenma, Okinawa (Foto: Wikimedia Commons)
Base aérea dos EUA em Okinawa (Foto: Wikimedia Commons)

 

A ação representa um marco importante no esforço do governo central para avançar no acordo com Wahington para mover a Base Aérea de Futenma para o sudoeste da prefeitura.

Contudo, não há possibilidade de que o pedido seja aceito pelo governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima, bem como por outros líderes locais e residentes, que pedem para a base ser movida para fora da província.

O governo central quer recuperar as terras na área costeira na cidade de Nago para construir uma nova estão aérea norte-americana e substituir a base de Futenma.

Nakaiama, que tem autoridade para aprovar ou rejeitar os pedidos de recuperação de terras na prefeitura, deverá tomar uma decisão em cerca de um ano.

As informações são da agência Kyodo.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Sea Shepherd entra com processo contra baleeiros do Japão

Next Article

Tepco ainda não pagou empréstimo do governo de 10,5 bilhões de ienes

Related Posts