Rússia restringe entrada de alguns cidadãos japoneses em retaliação a sanções

Moscou tem aplicado diversas medidas de retaliação às sanções impostas após os conflitos na Ucrânia.

Do Mundo-Nipo

O governo russo anunciou que restringiu a entrada de cidadãos japoneses “específicos” em seu território como forma de retaliação às sanções impostas pelo Japão em decorrência do conflito ucraniano.

Através de seu website, na sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou que o vice-chanceler Igor Morgulov entregou ao embaixador do Japão no país, Chikahito Harada, uma lista com os nomes dos cidadãos japoneses sujeitos à restrição. Entretanto, não foi divulgado os nomes e nem o número de pessoas na lista.

O ministério explicou que a medida é uma resposta a sanção anteriormente adotada pelo Japão contra um determinado número de cidadãos russos. Segundo informou a Agência Kyodo, em abril, o governo japonês decidiu restringir a entrada de 23 cidadãos russos, incluindo autoridades do governo de Moscou. A iniciativa foi tomada após a incorporação da Crimeia pela Rússia.

O ataque ao avião da Malaysia Airlines, que caiu quando sobrevoava a região leste da Ucrânia em julho, com cerca de 300 passageiros a bordo, levou o governo japonês a congelar patrimônios de russos e ucranianos, conforme informou a emissora pública ‘NHK’.

A Rússia tem aplicado diversas medidas de retaliação às sanções impostas após os conflitos na Ucrânia. Uma delas se refere à importação de alimentos dos Estados Unidos e da União Europeia, sobretudo carnes e laticínios.

Ao anunciar as últimas contramedidas, a Rússia evitou o congelamento de patrimônio dos japoneses, aparentemente, levando em consideração as relações com o Japão.

Uma autoridade da chancelaria japonesa afirmou à ‘NHK’ que o ministério não irá divulgar o conteúdo da lista fornecida pelo governo russo. Lamentou ainda a iniciativa, dizendo que a medida russa poderá provocar impactos negativos nas relações entre os dois países.

(Com informações da NHK News e Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Vôlei: Japão atropela Bélgica e pega o Brasil na final do Grand Prix

Next Article

Tóquio cria organização para combater ataques cibernéticos

Related Posts