Do Mundo-Nipo
O Japão aprovou nesta terça-feira um aumento de 2,8% nos gastos de defesa para o ano fiscal de 2014, marcando o segundo ano consecutivo de alta, uma vez que o governo visa reforçar a capacidade de vigilância e defesa para combater a assertividade da China.
O orçamento de defesa é de 4.884,8 bilhões de ienes, um aumento de 131 bilhões de ienes em relação ao orçamento iniciar para o atual ano fiscal.
O ano de 2014 marcará o início do plano quinquenal para aquisição de aviões de vigilância não tripulados, anfíbios e Osprey, provenientes dos Estados Unidos, para retomar o controle sobre o arquipélago disputado com a China.
Como parte do plano do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, é rever a postura de defesa do país para lidar com ameaças da China e desenvolvimento de mísseis nucleares da Coreia do Norte, o Japão pretende reforçar suas capacidades militares e aumentar sua presença no exterior em missões de paz.
As informações são da agência Kyodo.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.