Do Mundo-Nipo
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, prometeu neste domingo fornecer 91 bilhões de ienes de auxílio a Mianmar, em uma tentativa de apoiar o rápido crescimento da democracia no país do Sudeste Asiático.
Durante a primeira visita ao país por um premiê japonês em 36 anos, Abe e o presidente birmanês, Thein Sein, concordaram em lançar “uma nova fundação para amizade mútua”, aumentando a cooperação nas áreas econômica, política e de segurança, bem como trocas interpessoais e culturais, conforme um comunicado conjunto.
Durante a reunião de cúpula na cidade de Naypyidaw, Abe pediu um “salto de partida” nas relações bilaterais, que tinham estado um pouco “congeladas” até que o país mudou de governo militar para um governo democrático em março de 2011.
O premiê japonês também amortizou a dívida de 190 bilhões de ienes de Mianmar para com o Japão.
As informações são da agência Kyodo.
Veja mais notícias sobre Meio Ambiente e Energia em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.