Japão e Coreia do Norte iniciam em Estocolmo nova rodada de negociações

Japão vai solicitar o reinicio das investigações sobre os japoneses sequestrados pelo regime norte-coreano.

Do Mundo-Nipo

Japão e Coreia do Norte abriram nesta segunda-feira (26) uma nova rodada de negociações. O encontro irá discutir uma gama de questões conflitantes envolvendo ambos os países, que incluem investigações sobre sequestro de cidadãos japoneses e suspenções de algumas sanções impostas a Pyongyang, informou o Ministério das Relações Exteriores.

Segundo declarou anteriormente o Ministério, a delegação japonesa vai solicitar que sejam reiniciadas as investigações sobre o paradeiro de cidadãos japoneses sequestrados pelo regime norte-coreano.

A Coreia do Norte admitiu, em 2002, ter sequestrado vários japoneses para trabalharem na formação de espiões. O assunto tem impedido que Tóquio e Pyongyang normalizem suas relações, por isso a chancelaria japonesa considera a reunião em Estocolmo uma oportunidade para solicitar a reabertura de conversas entre os dois governos.

Por outro lado, Japão estudará a possibilidade de suspender gradualmente parte das sanções impostas à Coreia do Norte se o país se mostrar disposto a reiniciar as investigações de forma efetiva.

Com informações da Agência Kyodo e The Yomiuri Shimbun

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Ataque a integrantes do AKB48 leva grupo a cancelar vários eventos no Japão

Next Article

Sony vai produzir e comercializar PlayStation na China

Related Posts