Do Mundo-Nipo
Japão e Coreia do Norte abriram nesta segunda-feira (26) uma nova rodada de negociações. O encontro irá discutir uma gama de questões conflitantes envolvendo ambos os países, que incluem investigações sobre sequestro de cidadãos japoneses e suspenções de algumas sanções impostas a Pyongyang, informou o Ministério das Relações Exteriores.
Segundo declarou anteriormente o Ministério, a delegação japonesa vai solicitar que sejam reiniciadas as investigações sobre o paradeiro de cidadãos japoneses sequestrados pelo regime norte-coreano.
A Coreia do Norte admitiu, em 2002, ter sequestrado vários japoneses para trabalharem na formação de espiões. O assunto tem impedido que Tóquio e Pyongyang normalizem suas relações, por isso a chancelaria japonesa considera a reunião em Estocolmo uma oportunidade para solicitar a reabertura de conversas entre os dois governos.
Por outro lado, Japão estudará a possibilidade de suspender gradualmente parte das sanções impostas à Coreia do Norte se o país se mostrar disposto a reiniciar as investigações de forma efetiva.
Com informações da Agência Kyodo e The Yomiuri Shimbun
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.