Do Mundo-Nipo
Chanceleres de Japão e Coreia do Sul reiteraram a importância para os dois países de aprofundarem a comunicação em altos níveis governamentais, incluindo uma reunião de cúpula, informou nesta sexta-feira 26) a emissora ‘NHK’.
O chanceler do Japão, Fumio Kishida, e o da Coreia do Sul, Yun Byung-se se encontraram durante cerca de 40 minutos, em Nova York, na quinta-feira.
Kishida procurou conseguir a compreensão sul-coreana para a posição do governo japonês sobre a questão das denominadas mulheres de conforto, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele reiterou que o governo vai manter sua declaração emitida em 1993 que manifestava desculpas e remorso sobre esta questão. Kishida também disse que esta questão exige esforços mútuos para a consecução de uma resolução.
Yun repetiu a posição sul-coreana de que o Japão deve adotar uma ação concreta.
Kishida e Yun concordaram que, a despeito das difíceis questões bilaterais, é importante trabalhar no sentido de aprofundar a comunicação em alto nível governamental, incluindo uma reunião de cúpula.
O premiê japonês, Shinzo Abe, e a presidente sul-coreana, Park Geun-hye, não realizaram nenhuma reunião de cúpula desde que assumiram a direção de seus países, e isto devido a questões de ordem histórica e territorial.
Resumo: Os dois países querem trabalhar no sentido de aprofundar a comunicação em alto nível governamental.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.