Do Mundo-Nipo
Especialistas japoneses e chineses publicaram uma declaração conjunta neste domingo (27) salientando a necessidade urgente de seus governos iniciarem um diálogo oficial, que visa aliviar as tensões sobre uma disputa territorial envolvendo um conjunto de pequenas ilhas.
Cerca de 80 especialistas do Japão e da China, incluindo o ex-altos funcionários governamentais e militares, empresários, acadêmicos e jornalistas, participaram de um fórum em Pequim para resolver seus conflitos por meios pacíficos e aprender as lições da história para desenvolver as relações bilaterais.
“É imperativo que os governos dos dois países iniciem um diálogo para resolver a disputa sobre as ilhas no Mar da China Oriental”, disse o comunicado, após os dois dias de debates sobre questões territoriais, históricas e de segurança, de acordo com informações da agência Kyodo.
As Ilhas Senkaku, conhecidas por chineses como Diaoyu, são controladas pelo Japão e reivindicadas pela China e Taiwan.
As relações diplomáticas entre a China e o Japão pioraram desde o final do ano passado, quando o governo japonês comprou parte das ilhas de um proprietário privado.
Além disso, a visita de parlamentares japoneses ao Santuários Yasukuni durante o festiva de outono também foi visto como um ato provocativo pela China, por tratar-se de um santuários que homenageia mortos de guerra, incluindo criminosos classe-A.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.