Especialistas do Japão e da China salientam necessidade urgente de um diálogo oficial

Cerca de 80 especialistas do Japão e da China participaram de um fórum em Pequim para resolver seus conflitos por meios pacíficos.

Do Mundo-Nipo

Especialistas japoneses e chineses publicaram uma declaração conjunta neste domingo (27) salientando a necessidade urgente de seus governos iniciarem um diálogo oficial, que visa aliviar as tensões sobre uma disputa territorial envolvendo um conjunto de pequenas ilhas.

Cerca de 80 especialistas do Japão e da China, incluindo o ex-altos funcionários governamentais e militares, empresários, acadêmicos e jornalistas, participaram de um fórum em Pequim para resolver seus conflitos por meios pacíficos e aprender as lições da história para desenvolver as relações bilaterais.

“É imperativo que os governos dos dois países iniciem um diálogo para resolver a disputa sobre as ilhas no Mar da China Oriental”, disse o comunicado, após os dois dias de debates sobre questões territoriais, históricas e de segurança, de acordo com informações da agência Kyodo.

As Ilhas Senkaku, conhecidas por chineses como Diaoyu, são controladas pelo Japão e reivindicadas pela China e Taiwan.

As relações diplomáticas entre a China e o Japão pioraram desde o final do ano passado, quando o governo japonês comprou parte das ilhas de um proprietário privado.

Além disso, a visita de parlamentares japoneses ao Santuários Yasukuni durante o festiva de outono também foi visto como um ato provocativo pela China, por tratar-se de um santuários que homenageia mortos de guerra, incluindo criminosos classe-A.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Xbox One nacional custará R$ 2.299

Next Article

Museu Nacional de Nara abre exposição anual de antigos tesouros imperiais do Japão

Related Posts