Aung San Suu Kyi chega a Seul para viagem de 5 dias

A líder opositora birmanesa e prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, aterrissou hoje na Coreia do Sul.

Da agência EFE

Aung San Suu Kyi (Imagem: edição de arte Mundo-Nipo)
Aung San Suu Kyi (Imagem: edição de arte Mundo-Nipo)

Seul, 28 jan (EFE).- A líder opositora birmanesa e prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, aterrissou hoje na Coreia do Sul para uma viagem de cinco dias na qual se reunirá com as autoridades locais e participará da inauguração, amanhã, das Olimpíadas Especiais de Pyeongchang.

O Ministério de Relações Exteriores sul-coreano confirmou à Agência Efe que Suu Kyi, de 67 anos, se reunirá amanhã separadamente com o atual presidente do país, Lee Myung-bak, e a presidente eleita, Park Geun-hye, que lhe substituirá à frente do Governo em fevereiro.

Após esses encontros, a “dama de Yangun” vai participar da cerimônia inaugural das Olimpíadas Especiais de Inverno de Pyeongchang 2013, nas quais participarão mais de 2.300 atletas com incapacidade mental de 111 países de todo o mundo.

Também em Pyeongchang, cidade localizada a 180 quilômetros ao leste de Seul, a vencedora do prêmio Nobel da Paz 1991 tomará parte na quarta-feira como oradora principal na Cúpula de Desenvolvimento Global das Olimpíadas Especiais.

Na quinta-feira visitará Gwangju, ao sudoeste do país, para receber o prêmio aos direitos humanos que esta cidade lhe concedeu em 2004, mas que até hoje não pôde receber por causa da prisão domiciliar à qual foi submetida durante duas décadas pelo anterior regime militar birmanês.

Após jantar na quinta-feira em um hotel de Seul com o popular ator sul-coreano Ahn Jae-wook, segundo informou uma fonte diplomática à agência local “Yonhap”, Suu Kyi finaliza sua visita na sexta-feira com um discurso na Universidade Nacional de Seul, que a nomeará doutora “honoris causa”.

Após ter visitado Tailândia, Europa e Estados Unidos, a visita de Suu Kyi é sua quarta viagem ao estrangeiro desde que recuperou a liberdade em 2010. EFE

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 

EFE logo

Agência EFE – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização prévia por escrito da Agência EFE S/A.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Coreia do Sul finaliza preparativos para 3ª tentativa de lançar foguete

Next Article

Colisão de trem e ônibus deixa 10 mortos e 11 feridos na China

Related Posts