Parlamento japonês inicia 1º período de sessões sob novo Governo

Na sessão inaugural está previsto que Abe ofereça um discurso em ambas as câmaras.

Da agência EFE

Shinzo Abe em conferência (Foto: divulgação)
Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão (Foto: kantei)

Tóquio, 28 jan (EFE).- O Parlamento do Japão inicia hoje seu primeiro período ordinário de sessões após a vitória de Shinzo Abe nas eleições legislativas de dezembro, com sua atividade focada em aprovar os orçamentos necessários para financiar os ambiciosos planos de estímulo econômico do novo Governo.

Na sessão inaugural está previsto que Abe ofereça um discurso em ambas as câmaras, centrado em seu compromisso de fortalecer a abatida economia japonesa e combater a deflação, seu grande “cavalo de batalha”.

O Governo programou apresentar na quinta-feira no plenário uma minuta de um orçamento adicional no valor de 13 trilhões de ienes para custear um amplo plano de medidas de estímulo, com vistas que seja aprovado até 18 de fevereiro.

Além disso, espera-se que no final de fevereiro o Governo de Abe leve ao Parlamento sua proposta inicial de orçamento geral para o ano fiscal 2013, que começa em 1º de abril.

Durante o período atual de sessões também se decidirá quem substituirá o atual governador do Banco do Japão (BOJ, banco central japonês), Masaaki Shirakawa, cujo mandato de cinco ano termina em abril próximo.

O substituto de Shirakawa será designado pelo Governo, mas deve ser ratificado por ambas as câmaras antes de assumir o posto. EFE

 

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 

EFE logo

Agência EFE – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização prévia por escrito da Agência EFE S/A.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Artistas de mangá são solidários com crianças afetadas por terremoto e tsunami no Japão

Next Article

Coreia do Sul finaliza preparativos para 3ª tentativa de lançar foguete

Related Posts