Morre Takako Doi, a 1ª mulher a presidir a Câmara Baixa do Parlamento do Japão

A ex-presidente da Câmara dos Deputados também foi primeira líder feminina de um grande partido político no Japão.

Do Mundo-Nipo

A política Takako Doi, que foi a primeira mulher a presidir a Câmara Baixa (Câmara dos Deputados) do Parlamento japonês morreu de pneumonia no dia 20 deste mês, aos 85 anos, informou um porta-voz do Partido Social Democrata (SDP, na sigla em inglês) neste domingo (28).

 

Takako Doi (Imagem: Reprodução/NHK)
A ex-presidente da Câmara dos Deputados também foi primeira líder feminina de um grande partido político no Japão (Imagem: Reprodução/NHK)

 

Antes da carreira política, Takako Doi trabalhou como professora universitária de direito constitucional, até 1969, quando foi eleita deputada na Câmara Baixa, sendo reeleita posteriormente por doze vezes, até 2005.

De 1986 a 1991, passaria a presidir a agremiação antecessora do Partido Social Democrata, tornando-se a primeira líder feminina de um grande partido político no Japão. Depois, de 1996 a 2003, ela retomou a direção do já renovado Partido Social Democrata.

A percussora das mulheres em um cargo de liderança na política japonesa obteve sucesso na campanha de oposição ao imposto sobre consumo durante a eleição para a Câmara Alta, em 1989. Sua liderança forçou o governista Partido Liberal Democrático a perder a maioria que detinha na casa.

O pico de sua popularidade teve lugar na eleição para a Câmara Baixa em 1990, o que rendeu um maior número de cadeiras ao seu partido, tendo um grande apoio de eleitores, principalmente mulheres.

(Com informações da NHK News e agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Encontrados 31 pessoas em estado crítico por erupção vulcânica no Japão

Next Article

Medicação japonesa é administrada pela 1ª vez em infectado com ebola

Related Posts