Japão quer apoio da ASEAN para lidar com a China

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pretende levantar a questão da segurança de voo no espaço aéreo internacional.

Do Mundo-Nipo

Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão em discurso para as Forças de Autodefesa (Foto: Kyodo)
Abe deve discutir a questão durante a cúpula da ASEAN em Tóquio no próximo mês (Foto: Kyodo)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pretende levantar a questão da segurança de voo no espaço aéreo internacional com países da ASEAN como principal tema da cúpula  que será realizada em Tóquio no próximo mês.

O tema será debatido em meio a criação da zona de defesa aérea da China sobre o Mar da China Oriental, que sobrepõe ilhas controladas pelo Japão.

O governo japonês pretende partilhar a sua preocupação com os membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático, uma vez que existe a possibilidade da China criar uma zona semelhando no Mar da China Meridional.

Segundo as regras chinesas , as aeronaves que voarem em sua zona de defesa aérea devem agora submeter os planos de voo para as autoridades chinesas. Caso não o façam, “medidas de emergência de defesa” serão tomadas pelo exército chinês.

O premiê japonês é esperado para buscar o apoio de outros participantes da cúpula sobre a postura de que tentar alterar unilateralmente o status quo pela força, conforme feito pela China, não pode ser permitido.

As informações são da agência Kyodo.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.


Descubra mais sobre Mundo-Nipo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Total
0
Shares

Deixe um comentário

Veja mais dessa categoria