Japão quer apoio da ASEAN para lidar com a China

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pretende levantar a questão da segurança de voo no espaço aéreo internacional.

Do Mundo-Nipo

Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão em discurso para as Forças de Autodefesa (Foto: Kyodo)
Abe deve discutir a questão durante a cúpula da ASEAN em Tóquio no próximo mês (Foto: Kyodo)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pretende levantar a questão da segurança de voo no espaço aéreo internacional com países da ASEAN como principal tema da cúpula  que será realizada em Tóquio no próximo mês.

O tema será debatido em meio a criação da zona de defesa aérea da China sobre o Mar da China Oriental, que sobrepõe ilhas controladas pelo Japão.

O governo japonês pretende partilhar a sua preocupação com os membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático, uma vez que existe a possibilidade da China criar uma zona semelhando no Mar da China Meridional.

Segundo as regras chinesas , as aeronaves que voarem em sua zona de defesa aérea devem agora submeter os planos de voo para as autoridades chinesas. Caso não o façam, “medidas de emergência de defesa” serão tomadas pelo exército chinês.

O premiê japonês é esperado para buscar o apoio de outros participantes da cúpula sobre a postura de que tentar alterar unilateralmente o status quo pela força, conforme feito pela China, não pode ser permitido.

As informações são da agência Kyodo.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Desenhe para 47 Ronin, novo filme de Keanu Reeves

Next Article

China diz que monitorou voo da Força Aérea do Japão em sua zona de defesa

Related Posts