Japão e Rússia vão acelerar negociações territoriais

A disputa pelas ilhas tem impedido os dois países de assinar um tratado de paz após a Segunda Guerra Mundial.

Do Mundo-Nipo

Shinzo Abe, novo primeiro-ministro do Japão em entrevista (Foto: Aflo Images)
Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão (Foto: Aflo Images)

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente russo, Vladmir Putin, deverão relançar as negociações territoriais paralisadas, que têm impedido que os dois países de assinar um tratado de paz após a Segunda Guerra Mundial , em uma tentativa de encontrar uma solução mutuamente aceitável.

As ilhas estão localizadas no norte de Hokkaido. A União Soviética tomou-as após a rendição do Japão no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

A declaração vai citar a anormalidade do fato histórico de que os dois países ainda não assinaram um tratado de paz após o fim da guerra.

Os líderes, que se reuniram em Moscou, devem liberar também uma declaração conjunta sobre o fortalecimento dos laços econômicos bilaterais.

Abe está fazendo a primeira visita oficial à Rússia por um primeiro-ministro japonês em 10 anos. Ele chegou no domingo em Moscou, na primeira etapa de uma viajem a quatro países, que também o levará para o Oriente Médio.  Abe está com uma delegação com mais de 100 pessoas, com o objetivo de garantir recursos energéticos no exterior a custos mais baixos e aumentar as exportações de infra-estrutura para as economias emergentes.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Navios da China navegam perto de ilhas disputadas pelo 10º dia consecutivo

Next Article

Mais de 12 mil marcharam pelos direitos dos homossexuais na ‘Tokyo Rainbow Week’

Related Posts