Ex-ministro de Relações Exteriores será o novo premiê do Japão

Fumio Kishida deve ser nomeado primeiro-ministro em 4 de outubro, após uma votação no Parlamento, onde o PLD tem maioria.
Fumio Kishida sentado na cadeira de presidente do Partido Liberal Democrata Foto Kyodo 1
©PLD / Kyodo

O ex-ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, venceu a disputa pela presidência do Partido Liberal Democrata (PLD), partido governista no país, nesta quarta-feira (29) e deve se tornar o primeiro-ministro japonês já na próxima semana.

Considerado um político moderado, Kishida, de 64 anos, derrotou Taro Kono, de 58 anos, que coordenou a campanha de vacinação contra a Covid-19 no país.

O atual primeiro-ministro, Yoshihide Suga, decidiu renunciar ao cargo e, consequentemente, não se candidatar para uma reeleição como presidente do PLD, sigla que domina a vida política japonesa desde 1955 e na qual o presidente é o concorrente direto ao cargo de primeiro-ministro do país.

Votação

Kishida deve ser nomeado primeiro-ministro em 4 de outubro, após uma votação no Parlamento, onde o PLD tem maioria. Em novembro, ocorrerão eleições legislativas (o PLD é considerado favorito).

“Devemos mostrar ao público que o PLD ressuscitou e precisa do seu apoio” para essas eleições para as duas câmaras do Parlamento, declarou Kishida após sua vitória. “Vamos para a eleição unidos”, disse ele.

Kishida foi ministro das Relações Exteriores do Japão de 2012 a 2017. Ele é herdeiro de uma família de políticos. Em 2020, concorreu contra Suga e perdeu. Ele foi o primeiro a declarar-se candidato para as eleições deste ano.

Destacando sua capacidade de escuta e convidando os japoneses a compartilhar suas reivindicações e ideias com ele, Kishida buscou capitalizar a insatisfação da opinião pública com a gestão da crise de saúde, que minou a popularidade do governo Suga.

Sexismo na política

O primeiro turno da eleição interna do PLD foi acirrado. Kishida ficou à frente de Kono por apenas um voto. A candidata ultraconservadora Sanae Takaichi, apoiada pelo ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, também teve boa pontuação.

Duas mulheres estavam entre os quatro candidatos em disputa, o que é incomum em um país que nunca teve uma primeira-ministra e que tem poucas mulheres de destaque na vida política.

Kishida, por outro lado, prevaleceu no segundo turno, uma votação na qual os parlamentares do PLD tiveram muito mais peso do que os dos membros de base do partido, obtendo 257 votos, contra 170 para Kono, favorito do grande público, segundo pesquisa

Fontes: G1 Mundo | Kyodo.

Total
0
Shares
Previous Article
Pedreste atravessando a rua em frente a estacao de Nagoya Foto Kyodo

Japão suspenderá estado de emergência, mas gradualmente

Next Article
Top 10 dos mais ricos do Japao 2021 Foto Montagem Mundo Nipo

As 10 pessoas mais ricas do Japão em 2021

Related Posts