Política

EUA aprova resolução contra atividade da China em águas japonesas

A resolução condenou o envio de navios do governo chinês para águas próximas às Ilhas Senkaku.

Do Mundo-Nipo

O Senado dos Estados Unidos aprovou por unanimidade na segunda-feira (29) uma resolução condenando o uso da força para reivindicações territoriais de ilhas disputadas no Mar da China Meridional e Oriental, no momento de crescente presença marítima chinesa.

 

Navios da China e do Japão disputando Ilhas Senkaku/Diaoyu (Foto: Wikimedia Commons)

Navios da China e do Japão disputando Ilhas Senkaku/Diaoyu (Foto: Wikimedia Commons)

 

A resolução condenou o envio de navios do governo chinês para águas próximas às Ilhas Senkaku, disputadas com o Japão.

“O Senado condena o uso da coerção, ameaças ou força naval, segurança marítima, navios de pesca e aeronaves militares ou civis no Mar da China Meridional e no Mar da China Oriental para afirmar disputada ou reivindicações territoriais ou alterar o status quo”, afirma a resolução.

O Senado observou que os navios de patrulha chineses têm penetrado em águas territoriais japonesas e que os navios de guerra chineses bloquearam o radar de controle de tiros em um destróier japonês.

A resolução instou a China a ser moderada, dizendo que as Ilhas Senkaku estão sob a administração do Japão e os Estados Unidos vão se opor a qualquer ação unilateral que possa prejudicar isso.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe um comentário