China e Rússia criticam visita de premiê japonês ao Santuário Yasukuni

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e seu homólogo russo, Sergei Lavrov, criticaram nesta segunda-feira (30) a recente visita.

Do Mundo-Nipo

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e seu homólogo russo, Sergei Lavrov, criticaram nesta segunda-feira (30) a recente visita do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, ao Santuário Yasukuni.

Referindo-se a homenagem de Abe ao santuário ligado aos mortos de guerra, incluindo criminosos de guerra classe-A, Wang disse a Lavrov por telefone que “o movimento de Abe deve solicitar alerta máximo entre todas as nações amantes da paz no mundo”, conforme informações da chancelaria chinesa.

A China e a Rússia “países  vitoriosos da guerra mundial contra o fascismo devem manter em conjunto a justiça internacional e da ordem pós-guerra”, disse Wang.

O premiê japonês fez a visita ao santuário, que homenageia mortos de guerra, incluindo criminosos classe-A, na semana passada. A China e a Coreia do Sul, que consideram o lugar como símbolo do militarismo japonês, criticaram duramente Shinzo Abe.

As informações são da agência Kyodo.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão vai ajudar a melhorar transporte no Sul e Sudeste da Ásia

Next Article

EUA destaca decepção com Japão após visita de premiê ao Santuário Yasukuni

Related Posts