Do Mundo-Nipo
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e seu homólogo russo, Sergei Lavrov, criticaram nesta segunda-feira (30) a recente visita do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, ao Santuário Yasukuni.
Referindo-se a homenagem de Abe ao santuário ligado aos mortos de guerra, incluindo criminosos de guerra classe-A, Wang disse a Lavrov por telefone que “o movimento de Abe deve solicitar alerta máximo entre todas as nações amantes da paz no mundo”, conforme informações da chancelaria chinesa.
A China e a Rússia “países vitoriosos da guerra mundial contra o fascismo devem manter em conjunto a justiça internacional e da ordem pós-guerra”, disse Wang.
O premiê japonês fez a visita ao santuário, que homenageia mortos de guerra, incluindo criminosos classe-A, na semana passada. A China e a Coreia do Sul, que consideram o lugar como símbolo do militarismo japonês, criticaram duramente Shinzo Abe.
As informações são da agência Kyodo.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.