16º Festival do Japão: “Tecnologia e Modernidade”

O Festival do Japão 2013 acontece nos dias 19, 20 e 21 de Julho no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo.

O Festival do Japão, maior evento do gênero na América Latina, realizado pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (KENREN), este ano terá como tema a tecnologia e a modernidade da Terra do Sol Nascente.

O país da tecnologia de ponta, da inovação moderna, do design criativo que nos influencia e encanta diariamente. O Japão é considerado uma das nações líderes mundiais em pesquisa, tecnologia, indústria e medicina.

 

Festival do Japão  (Imagem: reprodução)
Festival do Japão (Imagem: reprodução)

 

Esse crescimento notável começou logo após a Segunda Guerra Mundial, quando o país havia sido totalmente devastado. Em 1945, acreditava-se que a indústria japonesa estava atrasada pelo menos uma década em relação ao Ocidente. 20 anos depois, graças ao investimento em pesquisa de base e inovação, o Japão transformou-se na maior força econômica e industrial da Ásia, exportando novas tecnologias e produtos para o mundo.

Algumas das mais importantes contribuições tecnológicas do Japão estão na área de eletrônicos, automóveis, maquinário, engenharia, robótica e química. A tecnologia no Japão é aplicada no dia-a-dia das pessoas, para cuidar dos idosos, prevenir desastres naturais, construir robôs humanoides, combater o aquecimento global e de maneira geral, simplificar a vida da humanidade.

O Brasil tem muito a aprender com o Japão, que é líder mundial em pesquisa científica, tendo produzido 13 prêmios Nobel. Ainda hoje, cerca de 700.000 pesquisadores japoneses dividem um orçamento de 130 bilhões de dólares, somente para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, garantindo que o país continue a ser uma peça fundamental no mercado globalizado.

Para essa edição, o 16º FESTIVAL DO JAPÃO trará para o Brasil um painel do que existe de melhor e mais inovador em termos de tecnologia e modernidade do Japão. Contamos com a sua presença e apoio nessa grande realização da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil.

 

PRINCIPAIS ATRAÇÕES:

ÁREA DA CRIANÇA
Um recanto especial para as crianças. Conquistando amplo sucesso em todas as edições, a Área da Criança traz atividades lúdicas e divertidas, como oficinas culturais (dobraduras, pintura, artesanato), atividades culinárias, contos e lendas japonesas, esportes e recreação infantil com brincadeiras e atividades temáticas.

PRAÇA CULTURAL E ESPORTES
Apresenta as mais diversas manifestações culturais da cultura japonesa para o público, contando com atrações consagradas, como a exposição de ikebana (arranjos florais), a cerimônia do chá (chadô) e os workshops de cultura japonesa, gratuitos e abertos ao público. Outro destaque é a apresentação de grupos de artes marciais e esportes na Praça Cultural, e os workshops de dança e taiko (tambores japoneses).

ÁREA DA TERCEIRA IDADE
Refletindo a preocupação social do evento, o FESTIVAL DO JAPÃO mantém uma área especial para a Terceira Idade, que oferece atividades especiais e gratuitas para o público idoso, como massagem, esportes, dicas de saúde e orientação para a prevenção de doenças.

PALCO PRINCIPAL
Nos três dias do FESTIVAL DO JAPÃO, cerca de 50 grupos artísticos de danças, músicas e artes japonesas apresentam-se durante o evento, trazendo danças folclóricas e típicas. Para animar o público, o Palco Principal traz os cantores e as atrações mais conhecidas da comunidade nikkei.

WCS – FINAL BRASILEIRA
O World Cosplay Summit (WCS) é o Campeonato Mundial de Cosplay, que reúne os melhores cosplayers em uma disputa pelo título no Japão. A final do campeonato nacional, organizada pela Editora JBC, tem a participação de cosplayers de todo Brasil, elegendo a dupla campeã que representa o Brasil na final do WCS, no Japão.

MISS NIKKEY
O tradicional concurso Miss Nikkey, coordenado pelo ator e apresentador Kendi Yamai, elege a mais bela representante de toda a comunidade nikkei. São cerca de 30 candidatas de todo Brasil, disputando o título e uma série de prêmios.

PRAÇA DE GASTRONOMIA
A culinária típica das 47 províncias que formam o Japão está presente no evento. É a oportunidade de apreciar pratos que não constam dos cardápios habituais dos restaurantes japoneses de São Paulo, pois são pratos regionais, de características familiares.

16º Festival do Japão
Data: 19, 20 e 21 de julho de 2013
19/07 – 12 às 21 horas
20/07 – 10 às 21 horas
21/07 – 10 às 18 horas

Local: Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo

 

 

Contatos:
Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – KENREN
Rua São Joaquim, 381 – 5º andar – Liberdade – São Paulo – SP – CEP: 01508-090
Tel: (11) 3277-6108 / 3277-8569

 

Site: www.festivaldojapao.com
E-mail: [email protected]
FACEBOOK: www.facebook.com/festivaldojapao
TWITTER: @festivaldojapao
YOUTUBE: www.youtube.com/festivaldojapao

 

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site oficial do Festival do Japão.

 

Para saber mais sobre programação de Palestras e Eventos Cultural, clique em mundo-nipo.com/servicos/guia-cultural. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


• O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (programação), que são fornecidos pela organização do evento.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Enguia japonesa pode entrar para lista de espécies em extinção

Next Article

Revista japonesa é forçada a abandonar questionário sobre parto de Miki Ando

Related Posts