Workshop sobre “Taiko – O tambor japonês”

Setsuo Kinoshita realizará um workshop divulgando o Taiko em 10 cidades do estado de São Paulo entre os meses de maio e novembro de 2013.

Fundação Japão apoia o Workshop “Taiko – O tambor japonês”

 

O músico de taiko, Setsuo Kinoshita, realizará um workshop divulgando o instrumento em 10 cidades do estado de São Paulo entre os meses de maio e novembro de 2013. Contemplado no edital de Ação Arte-Educação de 2013 do SESI São Paulo, apresentará a história do taiko, a sua confecção e a prática a 1280 estudantes da instituição SESI das cidades de Cruzeiro (16/maio), Taubaté (17/maio), Jundiaí I (13 e 14/junho), Araras (20/junho), Mogi Guaçu (21/junho), Indaiatuba (17/outubro), Itu (18/outubro), Guarulhos (7/novembro) e Suzano (8/novembro).

 

Workshop sobre Taiko - O tambor japonês (Imagem: Divulgação
Workshop sobre Taiko – O tambor japonês (Imagem: Divulgação

 

Na era do Animismo na pré-história do Japão, o tambor era utilizado como um instrumento de comunicação com outras esferas, permanecendo assim nas cerimônias religiosas. No século VIII d.C., houve o intercâmbio cultural do Japão com a China e a Coreia trazendo a consciência de sua utilização no teatro. No Japão feudal, taikos eram usados na guerra para anunciar os ataques e recuos das tropas. Já no século XX, após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial pelos Aliados, houve um bombardeamento da cultura americana, transformando o taiko clássico na arte de palco que hoje podemos assistir em todos os cantos do mundo.

Kinoshita, formado em Musicoterapia pela Faculdade Paulista de Arte, participou por 3 anos no grupo japonês Wadaiko Yamato, foi escolhido como um dos 10 solistas de Odaiko (grande tambor) de 2010 no 9th Tokyo International Taiko Contest, e há 7 anos estuda o instrumento do gênero Nagauta com Tayaichiro Mochizuki em Osaka. Este projeto, com a realização do SESI de São Paulo e apoio da Fundação Japão, é exclusivo aos estudantes do realizador. Entretanto, o público em geral dos 12 aos 80 anos do município de São Paulo poderá participar do workshop promovido pelo músico em mais 3 oportunidades durante o ano, nos dias  22 de junho, 18 de setembro e 19 de outubro de 2013 no estúdio do Wadaiko Sho. As vagas são limitadas e é necessário fazer inscrição antecipada.

 

Serviço

“Taiko – O tambor japonês”
Workshop apresenta a história, o processo de confecção e uma introdução ao aprendizado do taiko.

Data:
22 de junho de 2013 (sábado), às 10h
18 de setembro de 2013 (quarta), às 20h
19 de outubro de 2013 (sábado), às 10h

Taxa: R$ 20,00

Duração: 90 minutos

Público alvo: pessoas dos 12 aos 80 anos moradoras do município de São Paulo, que tem interesse em iniciar a prática no Butantã ou na Vila Mariana

Local:
Estúdio do Wadaiko Sho (a 2 quadras do metrô Ana Rosa)
Rua Vergueiro, 2676 – sobreloja, São Paulo

Informações e inscrições:
Setsuo Kinoshita
[email protected]
(11) 98132-9905

Estacionamento: Sem convênio

Site: www.taiko.art.br

Realização:
SESI

Produção:
Taiko Art

Apoio:
Fundação Japão em São Paulo

Produção:
Taiko Art

 

 


FJSP - logo


Fundação Japão em São Paulo

Tel.: (11) 3141-0110 / 3141-0843
Email: [email protected]
Site: www.fjsp.org.br

Assessoria de imprensa:
Erico Marmiroli
Tel.: (11) 9 9372-7774 / 3205-0656
E-mail: [email protected]

 

Para saber mais sobre programação de Palestras Cursos e Eventos Culturais, clique em mundo-nipo.com/servicos/guia-cultural. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


• O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (textos e foto/imagem), que são fornecidos pelo FJSP e publicados na íntegra pelo Portal Mundo-Nipo.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Príncipe Akishino e princesa Kiko partem em viajem para Europa

Next Article

Robô registra imagens do interior do reator 2 de Fukushima Daiichi

Related Posts