Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo
O trem-bala Shinkansen, um símbolo do “boom econômico” pós-guerra do Japão, completa nesta quarta-feira 50 anos de serviço ao pais, com o marco comemorado em uma cerimônia na Estação de Tóquio.
Às 6h locais de quarta-feira, um trem N700A deixou a estação de Tóquio com destino a Fukuoka, no sudoeste do Japão, transportando funcionários da operadora Central Japan Railway Co. (JR Tokai), e convidados para a cerimônia que foi realizada no mesmo local de lançamento do “superexpresso”, a exatos meio século.
Cerimônias similares foram realizadas em várias estações, principalmente em Shizuoka e Nagoya, no centro do Japão, e em Osaka, no oeste do país.
A Tokaido Shinkansen Line revolucionou o transporte do país – e do mundo – quando se iniciou o serviço em 1º de outubro de 1964, nove dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
O dia de sua inauguração foi no momento em que o trem mais rápido do mundo, com uma velocidade média de 210 quilômetros por hora, fez o percurso de 515 km entre Tóquio e Osaka em apenas quatro horas, um tempo inimaginável para a época. Atualmente, um trem-bala Shinkansen pode atingir uma velocidade média de 310 quilômetros por hora.
== Kyodo
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.