Nagasaki inicia registro de novos nomes na lista de vítimas da bomba atômica

Duas pessoas cujos pais foram vítimas do ataque atômico deram início à tarefa anual.

Do Mundo-Nipo

Lista de vítimas da bomba atômica em Nagasaki (Imagem: Reprodução/NHK)
Até o momento, Nagasaki incluiu os nomes de 162.095 pessoas em seu livro de “Vítimas da Bomba Atômica (Imagem: Reprodução/NHK)

A cidade de Nagasaki começou a registrar novos nomes na lista de vítimas da bomba atômica, em 1945. Na segunda-feira (2), duas pessoas cujos pais foram vítimas do ataque atômico deram início à tarefa anual na prefeitura da cidade.

Pincéis mergulhados em tinta preta são usados para escrever o nome, a idade e outras informações de cada vítima que teve sua morte confirmada desde agosto de 2013.

A lista foi criada em 1968 com o objetivo de respeitar a memória das vítimas e transmitir às próximas gerações a magnitude da explosão atômica de 1945.

Até o momento, Nagasaki incluiu os nomes de 162.095 pessoas. No ano passado, 3.405 nomes foram acrescentados. Autoridades da cidade dizem que o número de novas vítimas vem aumentando na medida em que os sobreviventes envelhecem.

Os trabalhos vão continuar até o início de agosto. A lista atualizada será colocada no ‘cenotáfio’ do Memorial da Paz durante a cerimônia anual de 9 de agosto, dia em que a cidade sofreu o ataque disferido pelos EUA no final da Segunda Guerra Mundial.

Três dias depois de Hiroshima ser devastada por uma bomba atômica lançada pelo bombardeiro B-29 dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, outra bomba foi lançada sobre Nagasaki em 9 de agosto de 1945. Estima-se que 74 mil pessoas foram mortas na explosão.

O número de sobreviventes, ou hibakusha, reconhecidos oficialmente pela cidade era de 37.574, com uma idade média de 78,2 anos, no final de março de 2013.

 

Google disponibiliza acesso online aos museus de Nagasaki e Hiroshima

Instituto Cultural do Google oferece ao público acesso online a fotos e vídeos que capturaram momentos históricos da tragédia em Nagasaki e Hiroshima.

Cerca de 55 fotografias do Hiroshima Peace Memorial Museum estão em exibição, incluindo um relógio de bolso que parou às 08h15, momento exato que a bomba foi detonada. Outras 117 fotografias e vídeos do Nagasaki Atomic Bomb Museum também estão disponíveis.

Para conferir as exibições, clique nos links abaixo:

Hiroshima Peace Memorial Museum / Nagasaki Atomic Bomb Museum.

(Com informações da NHK News e Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Makoto Hasebe assina contrato de dois anos com Eintracht Frankfurt

Next Article

Japão vence de virada a Costa Rica em amistoso nos EUA

Related Posts