Do Mundo-Nipo
O escritor Junichi Watanabe, famoso por seus romances que retratam casos extraconjugais, morreu aos 80 anos em sua residência, em Tóquio, após uma longa batalha contra o câncer, informou a família do escritor em nota divulgada à imprensa nesta segunda-feira (5).
Considerado uma das maiores figuras da literatura japonesa, Watanabe formou-se em ortopedia antes de dedicar sua vida à literatura.
Nascido em Hokkaido, ilha no extremo norte do Japão, Watanabe ganhou o Prêmio Naoki de literatura popular em 1970 por seu romance “Hikari to Kag”.
Watanabe dedicou-se ao romance a partir da década de 1980. Um de seus maiores sucessos é “Shitsurakuen” (Paradise Lost), publicado em 1997. O romance, que retrata um casal de meia-idade envolvido num caso extraconjugal, tornou-se um best-seller com mais de 2,5 milhões de cópias vendidas.
Segundo a família, o escritor, que faleceu na última quarta-feira, trabalhou até os últimos momentos de sua vida, conseguindo conciliar o trabalho com sua luta contra um câncer de próstata.
Muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema e há um museu em Sapporo, capital de Hokkaido, totalmente dedicado ao consagrado escritor.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.