Do Mundo-Nipo
A cidade de Hiroshima marcou nesta terça-feira (data local) o 68º aniversário do bombardeio atômico promovido pelos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
A comemoração deste ano, no Parque Memorial da Paz, veio com a pretensão do Partido Liberal Democrata, do premiê Shinzo Abe – que obteve uma vitória esmagadora nas eleições para Câmara Alta no mês passado -, em reiniciar os reatores nucleares e mudar a constituição pacifista do país.
Abe, que participou da cerimônia anual em 2007, durante sua primeira passagem como primeiro-ministro, fez um discurso na presença do embaixador dos EUA para o Japão, John Roos, e representantes da Inglaterra, França, Rússia, bem como dezenas de outros países, com exceção da China que não tem representante no evento.
“O Japão tem a responsabilidade de realizar um mundo livre de armas nucleares”, disse Abe em seu discurso. “O Japão é encarregado de transmitir a crueldade das bombas nucleares para as futuras gerações”, completou o premiê.
O prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, também discursou na cerimônia, dizendo que “as bombas atômicas são armas desumanas e um mal absoluto”.
“Hiroshima é um lugar que encarna o grande pacifismo da constituição japonesa”, disse Matsui.
Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.