Sociedade

Correios do Japão consegue entregar mais de 1,8 bilhão de cartões ‘Nengajo’

Grande parte dos cartões foi entregue em 1º de janeiro, enquanto os milhares restantes chegarão aos destinatários até o dia 10 deste mês.

Do Mundo-Nipo

A Japan Post, companhia japonesa de correios, informou que já entregou mais de 1,8 bilhão de “Nengajo” (tradicionais cartões postais de Ano Novo) em todo o país no primeiro dia de 2015.

De acordo com os dados, divulgados ontem, apesar de alto, o número foi 1,2% menor do que o registrado no mesmo período do ano anterior.

Grande parte dos cartões foi entregue em 1º de janeiro. Os milhares restantes de cartões chegarão aos destinatários até o dia 10 deste mês, conforme assinala a Japan Post em seu website oficial.

Embora os códigos postais sejam lidos por computador e os cartões classificados automaticamente, o Japan Post contrata legiões de trabalhadores temporários para fazer a entrega dos cartões.

Cartões Nengajo
Assim como as pessoas enviam cartões de Natal para amigos e familiares, desejando-lhes Boas Festas e Feliz Ano Novo, uma tradição similar existe no Japão. O costume no país é enviar Nengajo (cartões postais de Ano-Novo) estilo Hagaki, que são oferecidos aos parentes, amigos ou clientes durante as festas de fim de ano.

Normalmente, os Nengajo já vem prontos e podem ser comprados em lojas de artigos de papelaria e todos já possuem o preço do selo incluído na aquisição do cartão. Dentre as ilustrações, é comum a de animais referentes ao animal do zodíaco chinês e referente ao ano que vai entrar. Em 2015, por exemplo, o animal que rege o ano é o Carneiro.

Nengajo 2015 (Imagem: Reprodução/moriprint.jp)

Cartões Nengajo 2015 (Imagem: Reprodução/moriprint.jp)

Astrologia Chinesa
A Astrologia Chinesa, que tem seus cinco mil anos de existência, segue um ciclo de 12 anos e cada um deles é representado por um animal sagrado, como símbolo para expressar as energias dominantes de cada ano e das pessoas nascidas nestes anos. Os animais sagrados da astrologia chinesa são: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco.

O ano de 2015 será o ano do Carneiro, que iniciará no dia 19 de fevereiro e terminará no dia 07 de fevereiro de 2016. Assim como em 1955, 2015 será o ano do Carneiro de Madeira.

O Carneiro é o patrono das artes e despertará criatividade, sensibilidade e elegância. Será um tempo de mais produtividade e mais imaginação, tanto no campo artístico, quanto no estético. Ao mesmo tempo, as vibrações sentidas pelo Carneiro aumentarão a sensibilidade aos pequenos problemas.

Fontes: Japan Today / Japão em Foco / Zastros.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe uma resposta