Escalada nos Alpes do Japão resulta em 2 mortes, 14 resgates e 3 desaparecidos

Vários acidentes de alpinismo foram relatados em todo o país no último dia do período de férias da Golden Week.

Do Mundo-Nipo

Resgate nos Alpes Japoneses (Foto: Kyodo)
Equipes de resgate realizaram salvamentos em diversas montanhas japonesas (Foto: Kyodo)

Dois homens morreram de hipotermia ao escalar uma montanha nos Alpes do Norte na região central do Japão, informou a polícia nesta terça-feira (6), em meio uma sequência de acidentes de alpinismo relatados em todo o país no último dia do período de férias da Golden Week.

Segundo a polícia local, a dupla de alpinistas congelou até a morte durante a escalada de 3.190 metros no Monte Hotaka, que atravessa as províncias de Gifu e Nagano, localizadas no sul e nordeste da região central do Japão, respectivamente. As vítimas foram identificadas como Osamu Gorai, de 46 anos, e Kazunori Motozu, de 68 anos. Ambos eram da província de Ibaraki, no leste do Japão.

O incidente foi comunicado à polícia na segunda-feira (5). Equipes de resgate começaram as buscas na manhã desta terça-feira. Os corpos foram encontrados ao meio dia de hoje (meia noite de segunda-feira pelo horário de Brasília).

Um terceiro alpinista, de 40 anos, também residente em Ibaraki, foi resgatado com vida. Ele sofreu queimaduras em ambas as mãos, mas passa bem e já se encontra em casa. A polícia disse que os três pertencem a um clube alpino de Ibaraki e acredita que a escalada na montanha começou do lado de Gifu.

Ainda nesta terça-feira, um grupo separado de alpinistas, que escalou a montanha do lado de Nagano, procurou ajuda depois que três homens e duas mulheres, com idades entre 20 e 60 anos, ficaram paralisados devido à hipotermia e exaustão. Todos os oito foram resgatados por helicóptero e não apresentam quaisquer ferimentos graves, de acordo com a polícia local.

Em outros lugares, Koji Shibuya, um executivo de 45 anos, da província de Aichi (no sul da região central do Japão) foi resgatado no Monte Kuroboshiga (2.067 metros), nos Alpes do Sul. Segundo a polícia local, Shibuya estava consciente, mas teve a perna esquerda fraturada.

Quatro homens que tentaram subir os 1.729 metros do Monte Daisen, na província de Tottori (oeste do Japão), foram resgatados de helicóptero nesta terça-feira. Segundo a polícia local, os quatro são da província de Okayama.

A polícia informou ainda que três pessoas estão desaparecidas no Monte Kumotori (2.017 metros), que fica nas fronteiras entre Tóquio e as províncias de Saitama e Yamanashi.

(Dó Mundo-Nipo com Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Lista do ranking de lutadores para o Grande Torneio de Sumô de Verão 2014

Next Article

Resultados da 12ª rodada do Campeonato Japonês 2014

Related Posts