Do Mundo-Nipo
O Banco Mundial apresentou um relatório enfatizando a importância do planejamento e preparação eficaz à frente de possíveis desastres. O relatório Learning from Megadisasters, compilado em conjunto com o governo japonês, se concentra nas lições aprendidas com o terremoto e tsunami que atingiu o nordeste do Japão em março de 2011.
O texto ressalta a importância da educação na preparação para desastres e cita exemplos como o de uma escola primária japonesa, onde os alunos escaparam do tsunami graças a exercícios repetidos de preparação.
Ao longo dos últimos 30 anos, estima-se que as catástrofes naturais já causaram US$ 4 trilhões em perdas econômicas. As comunidades pobres são muitas vezes as mais atingidas e demoram mais para se recuperar de desastres. O relatório aponta que, dada a possibilidade de eventos climáticos mais extremos, o mundo deve mudar a partir de uma tradição de resposta a uma cultura de prevenção e resiliência.
O terremoto de 2011 causou a interrupção nas atividades de fabricação no Japão, quando rotas de distribuição foram cortadas e as empresas ficaram impossibilitadas de adquirir peças. Com base nesse aprendizado, o relatório apela a empresas para fazer planos de precaução de possíveis desastres e assim poder manter suas atividades, mesmo na sequência de uma grande catástrofe.
Também é aconselhado o uso total de radiodifusão e smartphones como principais serviços de comunicação para fornecer informações detalhadas em regiões atingidas por desastres.
O Banco Mundial, que fornece empréstimos aos países em desenvolvimento, ressalta que nem todos os desastres podem ser evitados, mas o planejamento e preparação eficaz são essenciais e que o relatório pode ajudar a atenuar o impacto dos desastres.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.