Do Mundo-Nipo
Os idosos portadores de deficiência mental estão cada vez mais sendo vítimas de fraudes contra os consumidores no Japão, informou neste sábado (7) o Centro Nacional de Defesa do Consumidor do Japão (NCAC, na sigla em inglês), acrescentando que o número de queixas praticamente dobrou na comparação com dez anos atrás.

As vítimas dos golpes são idosos portadores de demência adquirida como, por exemplo, mal de Alzheimer ou deficiência mental de nascença (Imagem: Reprodução/YouTube)
O número de tais reclamações recebidas pelos serviços de proteção ao consumidor em todo o Japão chegou a cerca de 10.600 no ano fiscal de 2013 que terminou em 31 de março deste ano.
Os casos mais comuns contra idosos deficientes incluem a entrega não autorizada de produtos caros e fraudes envolvendo investimentos. Segundo o NCAC, o golpe acontece silenciosamente e o responsável pelo idoso prejudicado só descobre quando vê o desconto no benefício (aposentadoria) no final do mês.
Os idosos em questão são portadores de demência adquirida como, por exemplo, mal de Alzheimer ou deficiência mental de nascença, explica o NCAC em seu relatório.
O número quase que duplicou se for comparado aos 5.800 casos registrado em 2003. Por outro lado, o número total de fraudes semelhantes envolvendo pessoas de qualquer idade caiu para cerca de 920 mil em 2013, contra 1,51 milhão registrados em 2003.
(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.