Do Mundo-Nipo

A cidade japonesa de Nagasaki iniciou nesta sexta-feira (data local) a cerimônia que marca o 68º aniversário do bombardeio atômico realizado pelos Estados Unidos em 1945. O evento acontece três dias após a cerimônia em Hiroshima.
A cerimônia iniciou no Parque da Paz, perto do Marco Zero na cidade, às 10h35 (hora local).
A Índia enviou um representante para o evento pela primeira vez. As cinco potências nucleares – Inglaterra, China, França, Rússia e Estados Unidos, que são signatários do Tratado de Não Proliferação Nuclear – também enviaram representantes. Um total de 44 países estão participando da cerimônia.
O embaixador norte-americano no Japão, John Roos, que em 2010 se tornou o primeiro embaixador dos EUA a participar do memorial de Hiroshima, também está presente em Nagasaki.
O prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue, deve instar o governo no final do dia a tomar a liderança na eliminação das armas nucleares no mundo.
Taue também deve instar os Estados Unidos e a Rússia a reduzirem drasticamente seus arsenais nucleares. Ele também é esperado para pedir ao governo japonês para decretar lei de seus três princípios de não produzir, possuir ou permitir armas nucleares em território japonês e oferecer melhor suporte para envelhecimento de sobreviventes da bomba atômica.
O primeiro-ministro Shinzo Abe se juntará aos sobreviventes do ataque nuclear e as famílias enlutadas.
saiba mais |
Tsuru “A ave sagrada da longevidade” |
Hiroshima marca 68º aniversário do bombardeio atômico |
Um minuto de silêncio deve ser realizado às 11h02 de sexta-feira (data local), o momento exato em que a bomba atômica foi lançada.
Três dias depois de Hiroshima ser devastada por uma bomba atômica lançada por um bombardeiro B-29 dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, outra bomba foi lançada sobre Nagasaki em 9 de agosto de 1945. Estima-se que 74 mil pessoas foram mortas na explosão.
O número de sobreviventes, ou hibakusha, reconhecidos oficialmente pela cidade era de 37.574, com uma idade média de 78,2 anos, a partir do final de março. A cidade confirmou que 3.404 pessoas morreram no ano passado, elevando o número total de mortes registradas pela bomba para 162.083, segundo informações da agência Kyodo.
Assista a cerimônia ao vivo.
Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.