Expectativa de vida no Japão tem 1ª queda em 10 anos

Apesar do retrocesso, que tem a Covid-19 como principal causa, o Japão segue liderando o ranking global de expectativa de vida para as mulheres.
Idosos nos jardins da Casa da Moeda em Osaka | ©Kyodo
Os jardins da Casa da Moeda em Osaka recebe um grande número de visitantes idosos | ©Kyodo

A expectativa média de vida de mulheres e homens no Japão em 2021 diminuiu pela primeira vez em 10 anos, de acordo com dados do governo japonês, sinalizando que o descenso tem relação com a pandemia de Covid-19, informou a Kyodo News.

Divulgado no final de julho, o relatório do Ministério da Saúde mostra que a expectativa média de vida para as mulheres japonesas ficou em 87,57 anos em 2021, representando queda de 0,14 ano em relação ao ano anterior, enquanto a dos homens encolheu 0,09 ano, para 81,47 anos.

Trata-se do primeiro declínio desde 2011, quando um grande terremoto e tsunami atingiu e quase devastou a região nordeste do Japão, causando colapso no complexo nuclear de Fukushima e deixando mais de 15.000 mortos e centenas de pessoas desaparecidas.

Um funcionário do ministério enfatizou que a pandemia teve um impacto significativo na expectativa de vida média, dizendo que “a Covid-19 está por trás do declínio para a maioria dos homens”.

Pessoas em Tóquio | Foto: Reprodução/Kyodo
O número de mortes por Covid-19 no Japão é maior entre os homens | ©Kyodo

Apesar da queda, o Japão continua em primeiro lugar em termos de expectativa de vida para as mulheres, seguido pela Coreia do Sul com 86,5 anos e Cingapura com 85,9 anos, segundo o ministério.

O Japão ficou em terceiro lugar para os homens no ranking que é liderado pela Suíça, cujos homens têm uma expectativa de vida média de 81,6 anos e a Noruega de 81,59 anos.

“A expectativa média de vida no Japão ainda está em tendência crescente”, afirmou o funcionário do ministério japonês.

Variantes Delta e Ômicron potencializaram as mortes no Japão

O número de pacientes com coronavírus no Japão aumentou em 2021, o segundo ano da pandemia, impulsionado pelas variantes Delta e Omicron altamente contagiosas. Cerca de 16.000 pessoas morreram do vírus naquele ano, segundo cálculo do ministério.

A expectativa média de vida é o tempo médio esperado que uma pessoa viva a partir de seu nascimento, assumindo que a taxa de mortalidade em um ano não muda.

Diz o Ministério da Saúde do Japão
Números de perspectiva de vida para os nascidos em 2021

De acordo com a estimativa do ministério, espera-se que 88,3% das mulheres japonesas nascidas no ano passado vivam até os 75 anos, enquanto a porcentagem correspondente para os homens é de 76,0%.

O ministério também disse que 52,0% das mulheres nascidas em 2021 provavelmente viverão até os 90 anos, enquanto a porcentagem correspondente de homens ficou em 27,5%.

Entre os recém-nascidos, 43,52% das mulheres e 48,90% dos homens podem morrer no futuro de câncer, doença cardíaca ou doença vascular cerebral, disse o ministério.

Em um cenário em que ninguém morre de câncer ou de qualquer outra doença, a expectativa de vida média pode ser estendida em 5,28 anos para as mulheres e 6,49 anos para os homens.

Do total de nascidos no ano passado, 0,95% das mulheres e 1,27% dos homens provavelmente morrerão em consequência de coronavírus no futuro, um aumento de 0,75 e 0,98 pontos percentuais, respectivamente, em relação ao ano anterior, segundo o ministério.

As mulheres japonesas tiveram a maior expectativa média de vida em 2020, enquanto os homens tiveram a segunda maior expectativa média de vida, ambos atingindo recordes.

Em consequência dessa excelente expectativa de vida, mulheres no Japão comumente figuram no livro do Guinness das pessoas vivas mais velhas do mundo.

Longevidade japonesa

O Japão já registrou vários recordes de pessoas mais longevas do mundo. Um grande exemplo é a japonesa Kane Tanaka, que foi reconhecida pelo Guinness como a pessoa viva mais velha do mundo em março de 2019, aos 116 anos.

Em setembro de 2019, quando completou 117 anos e 8 meses, Kane se tornou a pessoa viva mais velha já registrada na história do Japão. A simpática anciã faleceu aos 119 anos na cidade de Fukuoka, no sudoeste do Japão, em 19 de abril de 2022.

O homem que chegou à idade mais avançada no planeta foi o japonês Jiroemon Kimuro, que faleceu em 12 de junho de 2013, aos 116 anos.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
1
Shares
Previous Article
Pessoas rezaram no Memorial às vitimas da bomba atômica em Hiroshima | ©Kyodo

Japão lembra o 77º aniversário da bomba atômica em Hiroshima

Next Article
O ritual de limpeza do Grande Buda de Nara em 2022 acontece após 2 anos de cancelamento | ©todaiji.or.jp / Edição Mundo-Nipo

Ritual de limpeza do Grande Buda de Nara é retomado após 2 anos

Related Posts