Do Mundo-Nipo
O início do Ano Novo Lunar na China é comemorado com uma grande quantidade de fogos de artifício. No entanto, a prática tradicional está contribuindo para o crescente problema da poluição do ar no país.
Segundo informações da rede japonesa NHK World neste domingo, muitos fogos de artifício e rojões foram acionados na noite de sábado (09) e nas primeiras horas da manhã do dia de Ano Novo no domingo (hora local). A prática anual piorou a qualidade do ar em áreas do leste e zonas do interior, incluindo grandes cidades como Pequim e Tianjin.
O Ministério de Proteção Ambiental da China informou que a densidade de partículas finas suspensas no ar subiu para 800 microgramas por metro cúbico em alguns pontos. O número é 10 vezes maior do que os padrões de segurança atuais.
As partículas finas, conhecidas como PM 2.5, causam problemas respiratórios e circulatórios, entre outros.
O governo da cidade de Pequim instou a população a se abster de soltar fogos nos dias em que a qualidade do ar estiver muito acima dos limites.
No entanto, apesar do aumento da poluição no ar, grande parte da população ainda acha que a queima de fogos é essencial nas celebrações do Ano Novo Chinês.
Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.