Do Mundo-Nipo
Os líderes mundiais e comunidades católicas reagiram com surpresa à renúncia do Papa Bento XVI.
O Vaticano comunicou na segunda-feira (11), que o Papa vai deixar o cargo no final deste mês. Sua idade avançada foi citada como sendo uma das razões.
Segundo a rede NHK World, os líderes mundiais, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel, lançaram declarações elogiando as conquistas do Papa.
O Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, celebrou o compromisso do Papa em questões como a pobreza, a fome, os direitos humanos e a paz.
Em declaração, Ban também disse que espera que o legado do Papa ajude a criar ainda mais o diálogo e a tolerância.
A comunidade católica do Brasil – a maior do mundo, com 125 milhões – reagiu com choque à notícia. O Papa estava programado para participar de um evento católico no país, em julho. Mas Igreja do Brasil já informou que o sucessor de Bento XVI irá participar do evento em seu lugar.
Renúncias papais são extremamente raras, no entanto, o Vaticano informou que um conclave será realizado no próximo mês para eleger o novo Papa.
Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.