Do Mundo-Nipo
Um homem de 40 anos foi preso na segunda-feira por causar um grande incêndio florestal após despejar carvão incandescente −−restos de um churrasco−− atrás de sua casa, na cidade de Ako, na província de Hyogo, oeste do Japão.
Segundo a polícia local, o homem, identificado como Daigo Kawahara, e sua família fizeram um churrasco no jardim da casa na tarde do último domingo. Após o fim do churrasco familiar, Kawahara jogou os restos do carvão na encosta de um morro, atrás da residência, sem certificar se estavam completamente apagados.
O incêndio começou momentos após o despejo das brasas. Segundo a polícia, Kawahara disse que tentou apagar o fogo com uma mangueira, o que, de certo, não teve resultados.
Kawahara admitiu a acusação, mas se defendeu dizendo: “Eu pensei que a brasa já tinha se extinguido”.
O incêndio mobilizou cerda de 700 bombeiros e 60 viaturas. Seis helicópteros das Forças de Autodefesa se juntaram aos 25 veículos do corpo de bombeiros para combater o incêndio, que só foi controlado quase 24 horas depois, às 13h de segunda-feira, consumindo 70 hectares da área florestal.
Uma rodovia ficou interditada por sete horas e meia em um trecho perto do incêndio. Moradores da região foram obrigados a abandonar suas casas e passaram a noite em abrigos.
Apesar de queimar uma grande área florestal, o fogo não chegou atingir residências e nem deixou feridos.
(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)
Confira as imagens do incêndio em uma reportagem da FNN News (em japonês):
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.