Esposa de Nobel Liu Xiaobo envia carta de manifesto ao presidente chinês

Liu Xia contesta a recente prisão de seu irmão em uma carta que foi publicada em sites estrangeiros.

Do Mundo-Nipo

A esposa do Nobel da Paz Liu Xiaobo emitiu uma carta aberta ao presidente chinês Xi Jinping, contestando a recente prisão de seu irmão, de acordo com uma cópia da carta online, publicada nesta sexta-feira.

 

Liu Xia (Foto: Wikimedia Commons)
Desde que seu marido, Liu Xiaobo, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2010, a poetisa Liu Xia é mantida em prisão domiciliar (Foto: Wikimedia Commons)

 

“O julgamento contra o meu irmão mais novo, Liu Hui, foi completamente injusto”, diz Liu Xia na carta manuscrita de duas páginas que foi publicada em sites estrangeiros.

Desde que seu marido, o intelectual e dissidente Liu Xiaobo foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2010, a poetisa Liu Xia é mantida em prisão domiciliar, em Pequim, e vigiada 24 horas por dia, embora não tenha sido oficialmente acusada de nada.

“Eu duvido que o judiciário e até mesmo todo o sistema do poder público estejam executando o seu poder legitimamente”, afirmou a ativista, que além de poetisa, também é pintora e fotógrafa.

“Sob o Estado de Direito, esperamos que a o Estado faça justiça, e não uma perseguição implacável através de violência. Qualquer caso específico de violações dos direitos pode levar a um fim trágico, o que lança uma sombra sobre a áurea da autenticidade do poder do Estado”, declarou Liu Xia na carta aberta ao líder Xi Jinping.

Desde 2009 Liu Xiaobo cumpre uma sentença de 11 anos de prisão por ‘subversão’, depois de ser acusado de ser um dos principais redatores da famosa ‘Carta 08’, um manifesto em defesa da democracia na China, que foi assinado por 303 intelectuais e ativistas dos direitos humanos, de múltiplas profissões, e mais 8 mil pessoas em 2009.

No texto da carta exige-se que o governo chinês se empenhe em promover ou autorizar o multipartidarismo, um sistema judicial independente, e liberdade de religião, associação e imprensa.

As informações são da agência Kyodo.

 

Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Homem que matou 2 mulheres da mesma família é condenado à morte no Japão

Next Article

Companhia de Kansai vai solicitar reativação de reatores em julho

Related Posts