Sociedade

Mais de 40 milhões de ienes foram desviados por funcionários do Centro Nacional do Câncer

Trinta e nove pessoas, entre médicos e funcionários do Centro, desviaram cerca de 40,86 milhões de ienes.

Do Mundo-Nipo

Trinta e nove pessoas, entre médicos e funcionários do Centro Nacional do Câncer (NCC, na sigla em inglês), desviaram cerca de 40,86 milhões de ienes (US$ 411,7 mil) dos fundos de pesquisa doados pelo governo do Japão ao longo de um período de cinco anos, terminado no ano fiscal de 2011, anunciou o Centro, de acordo com o The Yomiuri Shimbun.

 

 Centro Nacional do Câncer (Foto: divulgação)

Centro Nacional do Câncer (Foto: divulgação)

Segundo o Yomiuri, os médicos e funcionários faziam encomendas fictícias a fornecedores, e usava parte dos fundos, destinados a pesquisas, para pagar outro tipo de contas.

Os fundos, doados pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência Social, entre outros Ministérios do Japão, são destinados exclusivamente para realização de pesquisas, não podendo ser usado para outros fins, de acordo com o NCC.

Em comunicado, o NCC informou que aplicou punição disciplinar em 23 pessoas, que inclui suspensão de cargos e cortes de salários. No entanto, 16 funcionários não foram punidos porque já haviam se aposentado.

O dinheiro desviado foi usado na compra de computadores e outros itens, para os quais os fundos de pesquisa do governo não podem ser usados. O NCC, no entanto, afirmou que nenhuma das 39 pessoas usou o dinheiro para fins particulares, o montante desviado foi aplicado em compras destinadas ao próprio Órgão.

Um chefe de departamento, de 60 anos, foi suspenso por dois meses, enquanto os salários de três funcionários, incluindo o chefe de outro departamento e um vice-chefe, foram cortados por três meses. Além disso, o NCC emitiu repreensões por escrito e/ou verbal para outros 19 funcionários, incluindo médicos.

“Nós vamos nos esforçar ao máximo para prevenir a recorrência de tal conduta”, disse o diretor do NCC, Tomomitsu Hotta, em uma coletiva de imprensa na última sexta-feira.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe um comentário