Após 4 dias de buscas, cinco japonesas são resgatadas no mar em Bali

As buscas continuam por mais outras duas que faziam parte do grupo das sete japonesas desaparecidas.

Do Mundo-Nipo

cinco japonesas são resgatadas no mar em Bali (Foto: Kyodo)
Quatro das cinco japonesas resgatadas foram levadas para a praia de Semawang (Foto: Kyodo)

A equipe de resgate de Bali encontrou nesta segunda-feira (17) cinco das sete turistas japonesas que desapareceram na última sexta-feira enquanto mergulhavam ao largo da ilha indonésia de Bali, disseram as autoridades locais.

Funcionários da Agência de Busca e Salvamento da Ilha de Bali disseram em uma coletiva à imprensa que a equipe de salvamento resgatou as cinco japonesas após elas terem sido avistadas por pescadores a cerca de 20 quilômetros de onde haviam partido para uma expedição de mergulho.

Segundo a agência, os pescadores teriam tentado resgatá-las, no entanto, não conseguiram porque as fortes ondas e correntezas e os impediam de aproximarem-se do coral.

“Havia cinco delas em cima de um grande recife de coral. As ondas e correntezas estavam bastante fortes, de modo que os pescadores não puderam se aproximar”, disse Rudi Tjandi, agente da Agência de Busca e Salvamento da Ilha de Bali.

O agente explicou que o grande coral onde elas foram resgatadas está localizado em Manta Point, na costa oeste da ilha de Nusa Penida, a leste de Bali.

O primeiro a chegar ao local teria sido a equipe de busca por helicóptero, que conseguiu resgatar apenas uma delas, deixando suprimentos para as que ficaram a espera de resgate. Posteriormente, as outras quatro foram salvas por um barco de resgate e levadas para praia Semawang, no sul de Bali, de acordo com a agência, que ainda não tem informações sobre as outras duas do grupo que era formado por sete japonesas.

No início da noite desta segunda-feira (horário local) um grupo de 20 japoneses, incluindo parentes das desaparecidas, aguardou a chegada das náufragas na praia de Semawang, bem como quatro ambulâncias e uma multidão de balineses curiosos.

As cinco foram identificadas como Saori Furukawa, Aya Morizono, Emi Yamamoto, Nahomi Tomita e Atsumi Yoshidome.

Embora o resgate das cinco seja uma ótima notícia, a tristeza recai sobre familiares de outras duas que ainda encontram-se desaparecidas. A agência de salvamento, no entanto, afirma que irá continuar com as buscas ao longo desta semana.

 

Confira os momentos da chegada à praia de Semawang:             Clique nas fotos para ampliação (Kyodo)
Cinco japonesas são resgatadas no mar em Bali (Foto: Kyodo)
Foto: Kyodo
Cinco japonesas são resgatadas no mar em Bali (Foto: Kyodo)
Foto: Kyodo
Momento da chegada das náufragas à praia de Semawang (Foto: Kyodo)
Foto: Kyodo
Momento da chegada das náufragas à praia de Semawang (Foto: Kyodo)
Foto: Kyodo

 

 

Dia do desaparecimento

Segundo o chefe da polícia local, major Nyoman Suarsika, as setes turistas teriam alugado um barco com intuito de mergulhar nos mangais de Crystal Bay, em Nusa Lembongan, uma de três pequenas ilhas (juntamente com Nusa Penida e Nusa Ceningan) situadas a cerca de 20 quilómetros de Denpasar, capital da ilha de Bali.

Suarsika que o grupo começou o mergulho por volta das 13h de sexta-feira (14) e não voltou a ser visto desde então. “O vento estava forte, com chuva intensa”, afirmou ele.

O dono do barco confirmou que as turistas tinham feito dois mergulhos de manhã, mas que não regressaram após o terceiro mergulho, ao início da tarde.

 

(Do Mundo-Nipo com a Agência Kyodo e o jornal The Asahi Shimbun)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Sony lança PS4 personalizado pelo lançamento de Metal Gear Solid V

Next Article

'Capitão Harlock' é eleito melhor filme internacional de animação nos EUA

Related Posts