Nova bactéria resistente a múltiplos medicamentos é registrada no Japão

Os pesquisadores instaram as instituições médicas a ficarem em alerta.

Do Mundo-Nipo

Foto: AFLO Images. Todos os direitos reservados.
Foto: Aflo Images

Uma equipe de pesquisadores japoneses divulgou nesta terça-feira que um novo tipo de bactéria resistente a múltiplos medicamentos foi detectado pela primeira vez no Japão.

Segundo informações da agência Kyodo, os pesquisadores do hospital de Chiba, o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas e a Universidade de Nagoya, identificaram bactérias encontradas na saliva e fezes de um homem de cerca de 60 anos como OXA-48, resistente a maioria das medicações antimicrobianos.

A equipe instou as instituições médicas a ficarem em alerta, uma vez que o novo tipo de bactéria está se espalhando rapidamente, especialmente na Europa.

O homem infectado, internado no hospital de Chiba desde novembro depois de passar por uma cirurgia na cabeça no sudeste da Ásia, não desenvolveu nenhum sintoma e a infecção não se espalhou pelo hospital. Os pesquisadores acreditam que ele tenha sido infectado com OXA-48 no exterior.

“Isso irá impor um risco médico enorme internamente se o OXA-48 se espalhar aqui e precisamos reforçar a vigilância”, disse Yoshichika Arakawam, professor da Universidade de Nagoya e membro da equipe pesquisadora.

 

Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Governo japonês formaliza nomeação de Kuroda como presidente do BOJ

Next Article

Japão extrai mais de 13 mil metros cúbicos de gás de hidrato de metano

Related Posts