Do Mundo-Nipo
Um casal de idosos foi atacado por três ursos selvagens na manhã desta terça-feira (23) em Shirakawa, na província de Gifu, no centro-sul do Japão, informou a mídia japonesa.
Segundo a polícia, a dupla idosa, de 78 e 76 anos, tinha saído de casa por volta das 7h locais, andando em direção a um cemitério para orar pelos familiares. No meio do caminho, os dois se depararam com um urso grande, de aproximadamente 1,5 metro, e outros dois um pouco menores.
Os animais avançaram em direção ao casal quando o urso maior atingiu o rosto, próximo as orelhas, dos idosos, que foram socorridos em um hospital local. Apesar do perigoso ataque, os dois passam bem, de acordo com a TV Asahi.
Segundo eles, após o rápido ataque, os ursos deixaram o local, desaparecendo em meio a vegetação de uma pequena floresta local.
As autoridades da província já vinham alertando moradores e turistas sobre ursos selvagens na região, pedindo para evitarem caminhadas e passeios nas áreas montanhosas.
Segundo dados recentes do governo, há um pico de “avistamentos” de urso em todo o Japão, incluindo Tóquio, e especialistas estão alarmados com o fenômeno e a série de ataques à humanos. O aumento foi particularmente alto na região montanhosa de Tohoku e em algumas partes da região oeste de Tóquio.
Outro ataque recente aconteceu no dia 12 de setembro. De acordo com a agência Kyodo, um grupo de trabalhadores rurais, três homens e uma mulher com idades entre 60 e 70 anos, que estavam trabalhando em campos próximos de suas casas, em Morioka, na província de Iwate, foram atacados por um urso preto asiático. O encontro deixou o grupo com ferimentos por todo o corpo, principalmente arranhões no rosto e nas costas – felizmente ninguém morreu e todos passam bem.
Antes do incidente, o governo provincial emitiu alarme para ataques de urso pela primeira vez em oito anos. De acordo com a divisão de preservação da natureza da prefeitura, ursos foram vistos em 12 ocasiões a partir de 19 de setembro.
O Ministério do Meio Ambiente disse que os dados preliminares mostram que os ursos foram vistos em 2,080 ocasiões em todo o Japão somente de abril a maio. O número é cerca de 40% maior que o mesmo período do ano passado, e está entre os valores mais elevados nos últimos cinco anos.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.