Do Mundo-Nipo
Um pesquisa realizada pelo Gabinete do Japão indicou que mais de 80% dos japoneses não sentem-se amigáveis em relação à China.
A porcentagem recorde foi registrada após a pesquisa envolvendo 3 mil pessoas com idades de mais de 20 anos em todo o país durante 11 dias a partir de 06 de outubro.
Cerca de 61,6%, ou 1.848 dos entrevistados, responderam ao questionamento. Destes, 3,6% disse sentir-se amigáveis à China, enquanto 14,5% disseram ser até certo ponto. 45,1% disseram não sentir qualquer simpatia em relação à China e outros 25,6% responderam que “de certa forma” não sentem qualquer simpatia pela China.
O número de entrevistados que deram respostas negativas aumentou 0,1% desde o ano passado, quando foi registrado 80,7%, o mais elevado de sempre.
A China e o Japão enfrentam tensões devido à disputa sobre as Ilhas Senkaku, que são controladas pelo governo japonês, mas reivindicadas por Pequim.
Recentemente, a China estabeleceu uma zona aérea de defesa que sobrepõe a do Japão, uma vez que cobre as Ilhas Senkaku.
A atitude chinesa gerou protestos pelo governo japonês e só deve piorar as relações diplomáticas entre os dois países.
As informações são da rede NHK.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.