Imperador emérito do Japão passa por cirurgia no olho

Exames confirmaram uma turvação do cristalino em ambos os olhos de Akihito. Além da catarata, o ex-imperador de 88 anos também foi diagnosticado com glaucoma.
Ex-imperador Akihito passou por cirurgia de catarata | ©Agência da Casa Imperial
Com curativos tapando o olho direito, Akihito deixou o Hospital da Universidade de Tóquio acompanhado da esposa Michiko | ©Agência da Casa Imperial

O imperador emérito do Japão, Akihito, foi submetido a uma cirurgia de catarata e glaucoma no olho direito neste domingo (25), informou a Agência da Casa Imperial, acrescentando que a cirurgia foi um sucesso e o Imperador Emérito japonês passa bem, de acordo com a Kyodo News.

Akihito, de 88 anos, já havia operado o olho esquerdo na última segunda-feira, depois que um exame médico confirmou uma turvação do cristalino em ambos os olhos, segundo a agência.

Seu médico decidiu pela operação depois que o ex-imperador parecia ter dificuldade em ler letras pequenas. O Glaucoma descoberto em seu olho direito havia sido tratado com colírio enquanto esperava pela operação.

Um carro que transportava o ex-imperador, que usava óculos, entrou no Hospital da Universidade de Tóquio por volta das 9h30 de domingo (21h30 de sábado no Brasil). Sua esposa, a ex-imperatriz Michiko, chegou mais tarde em um carro separado para acompanhá-lo.

Quando o casal deixou o hospital pouco antes do meio-dia deste domingo (meia noite no Brasil), o ex-imperador foi visto com curativos tapando todo o olho direito.

Renúncia ao trono japonês

Akihito renunciou ao trono do crisântemo em 30 de abril de 2019, tornando-se o primeiro monarca japonês a abdicar em cerca de 200 anos. Seu filho mais velho, Naruhito, sucedeu ao trono no dia seguinte.

O ex-imperador havia indicado seu desejo de renunciar ao trono devido a preocupações com sua idade avançada e saúde em declínio. Sua abdicação ao trono foi concedida por meio de uma legislação única.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Na província de Shizuoka, a mais atingida pelo tufão Talas, uma ponte desmoronou com a correnteza do rio | AP

Tufão Talas atinge o Japão e causa inundações, deslizamentos e mortes

Next Article
hambúrguer Samurai Mac | Reprodução/McDonald's Japan

McDonald's aumenta os preços no Japão pela 2ª vez no ano

Related Posts