O imperador emérito do Japão, Akihito, foi submetido a uma cirurgia de catarata e glaucoma no olho direito neste domingo (25), informou a Agência da Casa Imperial, acrescentando que a cirurgia foi um sucesso e o Imperador Emérito japonês passa bem, de acordo com a Kyodo News.
Akihito, de 88 anos, já havia operado o olho esquerdo na última segunda-feira, depois que um exame médico confirmou uma turvação do cristalino em ambos os olhos, segundo a agência.
Seu médico decidiu pela operação depois que o ex-imperador parecia ter dificuldade em ler letras pequenas. O Glaucoma descoberto em seu olho direito havia sido tratado com colírio enquanto esperava pela operação.
Um carro que transportava o ex-imperador, que usava óculos, entrou no Hospital da Universidade de Tóquio por volta das 9h30 de domingo (21h30 de sábado no Brasil). Sua esposa, a ex-imperatriz Michiko, chegou mais tarde em um carro separado para acompanhá-lo.
Quando o casal deixou o hospital pouco antes do meio-dia deste domingo (meia noite no Brasil), o ex-imperador foi visto com curativos tapando todo o olho direito.
Renúncia ao trono japonês
Akihito renunciou ao trono do crisântemo em 30 de abril de 2019, tornando-se o primeiro monarca japonês a abdicar em cerca de 200 anos. Seu filho mais velho, Naruhito, sucedeu ao trono no dia seguinte.
O ex-imperador havia indicado seu desejo de renunciar ao trono devido a preocupações com sua idade avançada e saúde em declínio. Sua abdicação ao trono foi concedida por meio de uma legislação única.
== Mundo-Nipo (MN)