Japão passa a permitir dança em boates após meia noite, mas só de luz acesa

A mudança na lei é porque as danceterias e casas de shows no Japão têm as mesmas limitações que os “bordéis”.

Do Mundo-Nipo com Agências

A mudança na lei é porque as danceterias e casas de shows no Japão têm as mesmas limitações que os “bordéis”.

Danceteria no Japão (Foto: ageHa Tokyo)  

Danceteria no Japão (Foto: ageHa Tokyo)

 

O governo japonês aprovou uma lei que elimina a atual proibição impostas à danceterias e casas de shows no país, onde não é permitido dançar a partir da meia-noite. Agora, a lei permite o bom funcionamento desses estabelecimentos “desde que estejam bem iluminados” após o horário estipulado.

A nova legislação, que ainda precisa ser referendada pelo Parlamento, foi aprovada na última sexta-feira, após a mobilização da população aliada a uma campanha da indústria musical e de vários intelectuais contra o fato de danceterias terem as mesmas limitações que os “bordéis”.

A atual Lei de Controle da Moral Pública dos Negócios de Lazer (conhecida como “fueiho” em japonês) classifica as danceterias como lugares de “entretenimento para adultos”, o que as obrigada a ter uma licença especial e fechar a meia-noite.

A atual legislação foi aprovada em 1948 em pleno pós-guerra e ocupação americana para tentar controlar a prostituição e os crimes relacionados aos “yakuzas”.

Com a revisão aprovada pelo executivo, os locais serão classificados segundo sua iluminação, e aqueles que mantiverem um nível de luminosidade de menos de 10 luxes continuarão sendo considerados “lugares de alterne” e terão que fechar a meia-noite.

No entanto, as autoridades serão mais permissivas com quem superar esse nível de iluminação, que equivale ao de uma sala de cinema antes do início do filme.

Os donos de danceterias e casas de shows deram as boas-vindas ao gesto do governo por demonstrar compreensão e por não querer dificultar a promoção da cultura da dança no Japão.

Embora as autoridades tenham feito durante décadas vista grossa e permitido o florescimento da cultura “clubber” em Tóquio e Osaka, a polícia decidiu desempoeirar em 2010 a velha legislação após uma série de casos de tráfico de drogas e de incidentes violentos em Osaka.

Diversos clubes e bares da cidade portuária sofreram batidas e detenções, e em Tóquio a Polícia realizou várias intervenções deste tipo em danceterias.

Um coletivo civil reuniu 200 mil assinaturas de apoio à mudança da lei e contou com o apoio público de músicos como Ryuichi Sakamoto.

Desde junho um comitê parlamentar formado por deputados do governante Partido Liberal-Democrata (LDP) e por 60 advogados independentes trabalhou na proposta legislativa aprovada hoje pelo governo e que pretende acabar com a considerada anacrônica proibição de dançar.

(Com informações das agências EFE e Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Governo de Shinzo Abe tem mais um novo ministro envolvido em escândalo

Next Article

Nintendo reporta lucro inesperado no 2º trimestre fiscal

Related Posts